Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dicas para ajudar sua mãe na amamentação

Além de reforçar o vínculo entre mãe e filho, a amamentação tem papel fundamental para nutrir e proteger o bebê contra infecções. Desse modo, até os primeiros seis meses de vida da criança, essa deve ser sua única fonte de alimentação.

 Segundo a enfermeira responsável pelo Curso Preparatório para Pais do Hospital e Maternidade São Luiz, Márcia Regina da Silva, a amamentação não é instintiva e faz parte de um aprendizado que deve ser acompanhado e auxiliado quando necessário.

 “Muitas mães têm algumas dificuldades ou dúvidas sobre como amamentar o filho e o nosso papel é ajudá-las. Indicamos a melhor posição para amamentar, a retirada da boca do bebê do peito, como ensiná-lo a ter a ‘pega’, e quais são os sinais de que o leite pode ser insuficiente para a criança”.

 Conheça algumas dicas que podem ajudar as mamães na amamentação:

 • Para que o corpo produza a quantidade de leite ideal para seu bebê, alimentar-se bem e descansar são processos importantes. Além disso, ajuda a prevenir infecções nas mamas.
 • As rachaduras no bico do peito podem acontecer quando a mamãe tem alguma lesão no mamilo. Para evitar, leve grande parte da auréola à boca do bebê, pois assim ele terá melhores condições de sucção.
• As mamães não devem deixar de amamentar ou de esvaziar as mamas, inclusive a noite, para que as mamas não fiquem empedradas.
• Manter a frequência na amamentação também é fundamental para conservar uma boa quantidade de leite. Quando o bebê dorme bem e ganha peso corretamente é sinal que ele está saciado.
 • Não amamente o bebê totalmente deitado. O aconselhável é deixá-lo na posição diagonal no colo da mãe.

Nenhum comentário: