Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Alterações de humor na gestação

A gravidez provoca mudanças físicas e emocionais na mulher. Umas podem ficar radiantes com a gestação, numa felicidade sem igual. Outras podem se tornar mais sensíveis. Qualquer coisa é motivo de choro. E há aquelas que ficam muito impacientes, nervosas e se irritam facilmente com qualquer coisa.

 O doutor Pedro Awada (CRM: 62217-SP), ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Brasil, conta em matéria para o site da apresentadora Chris Flores que a gravidez é uma verdadeira explosão hormonal, especialmente do meio para o final da gestação.

 Para lidar com a situação, o médico aconselha o marido e a família a darem bastante carinho e apoio para as mamães.

 Confira algumas das perguntas e respostas feitas no texto:

 Uma hora a gestante está super bem e no minuto seguinte fica de mau humor. Depois, chora, muitas vez sem saber por quê. A que se devem tantas alterações de humor na gravidez?

 Na gravidez ocorre uma explosão hormonal que afeta por todo a gestante. O humor fica bem lábil, fazendo que ela vá da alegria para a tristeza num piscar de olhos.

 Em que fase da gravidez isso prevalece mais?

 Varia muito de paciente, mas é mais comum nos segundo e terceiro trimestres. Depende também se ela tinha no passado fatores psicológicos alterados, como depressão.

 Como o marido e a família podem lidar com a gestante nesta fase para tentar ajudá-la? 

A família deve poupar a gestante de aborrecimentos e compreender suas necessidades e dificuldades com as transformações corporais dando um suporte e evitando criticas.

Nenhum comentário: