Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 13 de março de 2013

Sobre a gastrite

Em entrevista ao Blog da Saúde, o gastroenterologista Dr. Juliano Costa, do Hospital e Maternidade Assunção, respondeu a algumas dúvidas sobre essa doença, apontando o que é metade e o que é mito. Confira:

O leite pode ser considerado um remédio para a gastrite? E a água? 

Tomar leite alivia momentaneamente os sintomas da doença. Mas, somente uma dieta regular e equilibrada junto com o uso de medicamentos específicos, são a base de um tratamento garantido. Já a água não está relacionada com a melhora dos sintomas.

Ficar muito tempo sem comer pode gerar gastrite?

Longos períodos sem se alimentar podem gerar gastrite. O ideal seria fracionar as refeições de 2 em 2 horas, para que se evite desta forma o acumulo de suco gástrico no estômago.

O estresse pode ser considerado sinônimo de pré-disposição à gastrite? 

 O estresse induz a liberação de substâncias que levam a agressão da mucosa gástrica. A gastrite é hereditária? Entre os males que acometem o estômago, algumas neoplasias gástricas podem ser de origem hereditárias. Porém, a gastrite não tem relação hereditária.

 O café é prejudicial? 

O café quando tomado em excesso pode piorar os sintomas da gastrite, devido a cafeína. Consequentemente, as pessoas que costumam tomar muitas doses diárias de cafe têm o habito de ficar sem se alimentar, piorando ainda mais os sintomas.

Antiácido é a única solução de efeito imediato?

Apesar de ajudarem muito, há novos medicamentos que vêm apresentando melhores resultados, e mais duradouros, que os famosos antiácidos.

Chiclete provoca gastrite? 

O hábito excessivo de mascar chiclete pode provocar gastrite, pois induz a salivação e consequentemente aumenta-se a produção do suco gástrico.

Nenhum comentário: