Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 27 de março de 2013

Cuidando-se no outono


Em entrevista ao portal Itodas, a Dra Andrea Sette, do Hospital e Maternidade São Luiz, falou sobre os cuidados básicos que devemos ter para não adoecermos durante as mudanças bruscas de estação que ocorrem entre o verão e o inverno.

 Confira os pontos mais importantes:

 1. Hidrate bem o organismo 

 Segundo Dra. Andrea, as pessoas costumam se preocupar muito com hidratação durante o verão, pois é uma época em que se perde muito líquido. Porém, no outono não é diferente. Apesar das temperaturas mais amenas, o ar fica seco, e o consumo de água é essencial.

 2. Evite permanecer em locais fechados

 A proliferação de certos vírus é muito grande nesta época do ano, e locais fechados favorecem este processo. Procure deixar as janelas abertas para permitir que o ar circule.

 3. Lave as mãos constantemente

 Essa dica não vale apenas para a troca de estações: ela deve tornar-se um hábito. “Estamos em contato com diversos objetos que podem estar contaminados, por isso é imprescindível lavar as mãos com água e sabonete, de preferência líquido, e sempre que possível fazer uso do álcool em gel para finalizar”, indica a pneumologista.

 4. Mantenha uma alimentação balanceada 

 Segundo Dra. Andrea, as síndromes gripais, que são mais comuns durante o outono, atingem principalmente crianças e idosos por conta do sistema imunológico frágil. Equilibrar a alimentação com os nutrientes e vitaminas necessários evita que o corpo fique vulnerável a contaminações.

 5. Hidrate bem a pele 

 Além de hidratar por dentro, é importante hidratar também por fora. “É comum notarmos que a pele fica mais seca com a chegada do outono. Isso pode acarretar rachaduras e irritações que desenvolvem alergias na pele”, explica a especialista. A indicação é usar um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Evite banhos muito quentes, pois eles favorecem o ressecamento da pele.

Nenhum comentário: