Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 15 de março de 2013

Conheça o Hospital da Criança


Foi inaugurado no último dia 4 o Hospital da Criança, nova unidade pública de saúde localizada no bairro de Vila Valqueire que conta com a gestão da Rede D’Or São Luiz, por meio do Instituto D’Or de Gestão de Saúde Pública, que resultou na criação da OSS (Organização Social de Saúde), que atenderá somente a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

 “Este novo hospital vai beneficiar milhares de crianças e adolescentes de todo o estado do Rio de Janeiro ao tornar acessíveis os serviços de UTI Neonatal e Pediátrica, um completo centro cirúrgico, apoio psicológico, ambulatório e quimioterapia ambulatorial, odontologia preparatória para quimioterapia, assistência social e oficina de moldagem de próteses ortopédicas”, analisa a Diretora-Executiva da unidade, Heloisa Graça Aranha.

 A nova unidade construída e cedida pela Rede D’Or São Luiz terá 100 leitos, possui instalações modernas e totalmente adaptadas para o atendimento de pediatria, com foco no atendimento pediátrico de cirurgia, oncologia e ortopedia. O centro médico será capaz de realizar cerca de 700 consultas ambulatoriais, 280 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e 200 quimioterapias por mês quando estiver em pleno funcionamento, além de realizar transplantes de rim e fígado em um segundo momento.

A nova conta com 100 leitos, possui instalações modernas e totalmente adaptadas para o atendimento de pediatria. Os pacientes serão encaminhados ao Hospital da Criança através do Sistema de Regulação do Estado, uma vez que não serão realizados atendimentos de emergência.
Ao todo, 700 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos estão sendo recrutados e orientados para trabalhar na nova unidade.

 O coordenador da Ortopedia, Dr. Marcio Cunha, afirma que a unidade “agilizará o tratamento de doenças congênitas, neuromusculares e sequelas de infecções da população infanto-juvenil do estado com a mesma qualidade da Rede D’Or São Luiz. “São pacientes que aguardam anos por uma oportunidade e agora, graças à parceria, têm direito a uma maior qualidade de vida”. O hospital também conta com convênio junto a AACD, que disponibilizará as próteses e órteses utilizadas pelos pacientes.

 “Além das cirurgias gerais neonatais e infantis, urológicas e videolaparoscópicas que serão realizadas nas quatro salas do hospital, contaremos com outros quatro leitos de recuperação pós-anestésica, uma facilidade que tem se mostrado fundamental para garantir a segurança dos pacientes. Trata-se de um enorme avanço na cirurgia pediátrica do Rio de Janeiro”, analisa o Dr. Francisco Nicanor, Cirurgião-Chefe do Hospital da Criança.



Nenhum comentário: