Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 28 de março de 2011

Semente de abóbora: uma forte aliada à saúde!



















Os benefícios da semente de abóbora para a saúde são os mais variados. A matéria publicada no Portal Fator Brasil mostra como o alimento pode ajudar nas funções do organismo e, também, dá dicas de receitas para incrementar sua alimentação utilizando a semente.

Semente de abóbora: uma forte aliada à saúde!

O uso das sementes de abóbora datam do século XVII, com relatos no combate a parasitas intestinais, com efeitos benéficos para adultos e crianças.

As sementes, retiradas dos frutos completamente maduros, são ricas em ácidos graxos mono e poliinsaturados, elevado teor de fibras e fonte dos minerais zinco, magnésio e potássio e das vitaminas E, A e do complexo B.

“O óleo de semente de abóbora extravirgem possui sabor suave, o que permite sua utilização em diversas preparações, principalmente em saladas”, ensina a nutricionista da Rede Mundo Verde, Bruna Murta. Quando é torrada e salgada a semente pode ser acrescentada aos pães, sopas e saladas ou usada como aperitivo. Moída, substitui o sal para temperar.

A semente traz diversos benefícios à saúde, desde atuar no controle da pressão arterial até auxiliar no humor, veja abaixo alguns dos principais benefícios da semente:

Coração- “O óleo de semente de abóbora extravirgem é fonte de ômega 9, ácido graxo monoinsaturado que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares”, explica Bruna. Seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicérides. A semente também é rica em potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial.

Constipação intestinal-As sementes de abóbora estão entre os alimentos com maior teor de fibras, auxiliando na prevenção e tratamento da constipação intestinal. “A semente previne doenças intestinais, pois diminui o contato das substâncias tóxicas que existem no intestino, varrendo e eliminando essas substâncias”, diz a nutricionista.

Olhos- Fonte de vitamina A, as sementes e o óleo de semente de abóbora são bons para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular.

Pele- Rico em vitamina E, uma vitamina com potente ação antioxidante, o consumo diário do óleo de semente de abóbora pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce não só da pele, como também das células de todo o organismo.

Vermífugo natural- As sementes de abóbora têm ação vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina, presente na semente. A cucurbitacina, também lhe confere propriedades antiinflamatórias,previnndo doenças na próstata e no trato urinário.

Sistema imunológico- “O consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário para a diferenciação das células do sistema imune”, relata Bruna Murta.

Depressão- “As sementes de abóbora são fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina – hormônio relacionado ao bem estar. Seu consumo está relacionado com a melhora do humor e depressão”, finaliza a nutricionista.

Receitas.: Semente de abóbora temperada: Ingredientes: 1 xícara (chá) de sementes de abóbora torrada sem sal| 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem ou de óleo de semente de abóbora extravirgem | 1 pitada de canela em pó| 1 pitada de cominho| 1 colher (sopa) de mel orgânico| Sal marinho e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes, colocar em uma assadeira e levar ao forno até dourar (aproximadamente 15 minutos), mexendo esporadicamente, para evitar que grudem. Conservar em um pote de vidro fechado.

Rendimento: 10 porções | Valor calórico aproximado: 45,0 Kcal por porção. A semente de abóbora é fonte de potássio, que ajuda no controle da pressão arterial, além de ter ação vermífuga e melhorar o funcionamento intestinal.

O azeite de oliva extravirgem é fonte de antioxidantes fenólicos e gorduras insaturadas. Estudos mostram que seu consumo auxilia no controle da hipertensão arterial, redução do LDL colesterol e aumento do HDL colesterol.

Deliciosa e saudável opção como aperitivo! *Fonte: Bruna Murta – Nutricionista da rede Mundo Verde.

Molho vinagrete com óleo de semente de abóbora.: Ingredientes: ¼ xícara (chá) de vinagre de vinho branco| 2 colheres (chá) de mostarda | 1 colher (sopa) de cebolinha picada | ¾ xícara (chá) de óleo de abóbora extravirgem | Sal marinho e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Em uma tigela pequena misture o vinagre, a mostarda, a cebolinha e o óleo de abóbora extravirgem. Tempere com sal marinho e pimenta do reino a gosto. Conserve em geladeira por até 1 semana.

Rendimento: 10 porções>; Valor calórico aproximado: 90,0 Kcal por porção- O óleo de semente de abóbora extravirgem é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares. Fonte de vitamina A, é bom para a saúde dos olhos. Além disso, é rico em vitamina E, poderoso antioxidante que previne contra o envelhecimento.

Excelente opção para temperar qualquer tipo de salada! Fonte: Bruna Murta – Nutricionista da rede Mundo Verde.

Confira a matéria no Portal Fator Brasil.

Nenhum comentário: