Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Diagnóstico precoce do Câncer de Mama reduz até 25% da mortalidade


Descobrir o câncer de mama no estágio inicial aumenta a chance de sobrevida e permite tratamento conservador (com preservação da mama). Este alerta indica que a realização de exames de alta tecnologia, como a tomossíntese – também conhecido como mamografia digital 3D, é capaz de detectar tumores pequenos (menores que 10 milímetros), não palpáveis, ou seja, impossíveis de serem identificados no autoexame.

"A tomossíntese é utilizada para aumentar o desempenho da mamografia no rastreamento do câncer de mama. Na tomossíntese, a imagem da mama é adquirida em bloco e depois são recriadas imagens com um milímetro de espessura, permitindo detectar pequenas lesões escondidas na glândula", afirma a coordenadora do Centro de Mama do Quinta D'Or, Ellyete Canella, especialista em Radiologia Mamária.



Se o diagnóstico for precoce, a mortalidade em decorrência do câncer de mama pode ter uma redução de até 25%. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para este ano é de que sejam registrados 57.960 novos casos de câncer de mama no país. O Inca ainda destaca que o diagnóstico tardio da doença é o principal fator de morte da mulher brasileira – 27% descobrem este tipo de câncer em estágio já avançado.

Embora o autoexame seja muito disseminado, não é a estratégia mais indicada para descobrir precocemente a existência de nódulos nas mamas. A única estratégia comprovada, capaz de detectar a doença em fase pré-clínica e capaz de reduzir a mortalidade é a mamografia, recomendada para as mulheres acima de 40 anos, anual ou bianual, podendo ser complementada com a tomossíntese. No entanto, há sinais que podem ser facilmente percebidos e servem de alerta para a busca de um diagnóstico.

"Alguns indicativos podem ajudar a reconhecer se há algo de errado nos seios, entretanto, nem sempre são definitivos de câncer. Nódulos duros palpáveis que permanecem por vários dias, pele da mama tipo ‘casca de laranja’ ou muito vermelha, abaulamentos ou retrações na superfície da mama, caroços nas axilas que não têm correspondência com uma inflamação, são alguns dos destaques", cita Gilberto Amorim, oncologista e Coordenador de Oncologia Mamária do Grupo Oncologia D’Or.

Prevenção, fatores de risco e tratamento

Sabe-se que para o câncer de mama não há prevenção primária, como vacina, mas uma vida saudável, fundamentada em alimentação balanceada e atividade física são considerados os maiores fatores de prevenção para qualquer doença. Este fato se confirma, pois, além do histórico familiar de casos da doença, também se tornam fatores de risco para o câncer de mama a obesidade e o tabagismo.

- O tratamento vai depender do tamanho do tumor na época do diagnóstico. Tumores pequenos (menores que 2 cm) geralmente são tratados com cirurgia conservadora da mama. Tumores grandes (maiores que 5 cm) geralmente são tratados por quimioterapia e depois por cirurgia. Hoje sabe-se que o câncer de mama é uma doença com vários perfis, então o tratamento é muito individualizado. A doença benigna também tem várias expressões, as mais comuns são os fibroadenomas (tumor sólido benigno) e os cistos (nódulos com líquido). Algumas lesões são caracteristicamente benignas, mas a maioria necessita de uma biópsia para a diferenciação, pois ambas as doenças (benigna e maligna) podem ter a mesma expressão clínica e/ou radiológica – explica a radiologista Ellyete Canella.

Centro de mama do Quinta D'Or

O Centro de Mama do Quinta D'Or reúne o que há de mais moderno em prevenção e diagnóstico por imagem da mama, incluindo a Mamografia Digital com Tomossíntese, uma tecnologia inovadora que permite detecção de lesões sutis e apresenta menor taxa de retorno dos pacientes para estudos complementares. Este é o primeiro Centro de Mama do Rio de Janeiro para atendimento integral. Com a segurança e conforto do Hospital Quinta D'Or, possui certificação internacional e oferece também suporte no tratamento cirúrgico e adjuvante. Dispõe de exames diagnósticos: Mamografia Digital com Tomossíntese; Ultrassonografia mamária; Procedimentos invasivos (biópsias guiadas: percutâneas e cirúrgicas) e Ressonância Magnética.

#SeLigueNosSinais – Durante o mês de outubro, o Grupo Oncologia D'Or realiza uma campanha nacional com o objetivo de conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A hashtag Se Ligue Nos Sinais (#SeLigueNosSinais) promete mobilizar as redes sociais do Grupo, que contarão com pílulas diárias sobre os principais exames e sinais de alerta da doença.

Nenhum comentário: