Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mitos e verdades sobre a osteoporose

A osteoporose é diagnosticada quando ocorre o desequilíbrio negativo entre a produção e a reabsorção dos minerais ósseos aumentando a probabilidade de fraturas. O sexo feminino é o mais afetado, isso por questões hormonais, pois com a menopausa a as alterações das taxas de estrógeno aumentam a reabsorção óssea. A Secretaria de Saúde do DF informa que não há muitos estudos no Brasil sobre a incidência da osteoporose, pois é uma manifestação silenciosa e muitas pessoas podem tê-la sem saber. Mas a Fundação Internacional da Osteoporose afirma que uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens, com mais de 50 anos, sofrerão uma fratura por fragilidade agravada pela presença da osteoporose.

“Durante o início da nossa vida, conseguimos manter uma reserva óssea bem significativa. Na mulher menopausada essa reserva acaba aos poucos, ou seja, ela perde mais do que ganha. O estágio inicial da doença é o que chamamos de osteopenia, que pode ser considerado como o primeiro elemento do diagnóstico”, afirma Weldson Muniz, Ortopedista do Hospital Santa Luzia, em Brasília.

O especialista afirma que em alguns casos só há a suspeita do desenvolvimento da doença quando o indivíduo sofre alguma fratura. “Como forma de prevenir e diagnosticar precocemente, o ideal é o exame de densitometria óssea. A osteoporose não tem cura, mas tem tratamento com exercícios de baixo impacto e alta intensidade, associado a uma dieta balanceada além da não ingestão de álcool, cigarro e café. Nos casos mais avançados é bom iniciar a reposição hormonal associado a uma suplementação de cálcio”, explica.




Seguem algumas explicações dadas pelo Dr. Weldson Muniz:

Quem tem osteoporose não pode praticar atividade física? 
“Pelo contrário. A pessoa com diagnóstico de osteoporose deve praticar, pois a atividade é um fator de prevenção. Quanto mais se exige do osso, mais o organismo entende que ele precisa ficar forte. Em estados em que o paciente só fica em repouso, o corpo automaticamente aumenta a reabsorção dos minerais ósseos diminuindo a produção deles. A atividade física deve ser de impacto e sem risco de quedas. Caminhadas, hidroginástica, natação, bicicleta ergométrica e musculação são muito recomendadas.”

Quem não gosta de leite apresenta maior risco de ter osteoporose? 
“Não. A quantidade de cálcio necessária não se encontra só no leite. Uma dieta balanceada é suficiente para o organismo absorver a quantidade diária de cálcio.”

Minha mãe tem osteoporose, por isso, eu tenho um risco maior de também desenvolver? 
“Não. A osteoporose não é transmitida com herança genética. Em raríssimos casos os indivíduos podem apresentar alguma doença de caráter genético que altere a densidade óssea. Mas são doenças com outros sintomas e com outras repercussões no desenvolvimento do aparelho musculoesquelético.”

A doença pode atingir homens e jovens? 
“Sim, mas não é algo comum. Um exemplo dessa osteoporose é quando há uma fratura e o indivíduo fica com o membro imobilizado por muito tempo. Outro exemplo são os astronautas quando voltam das viagens espaciais. Como eles ficam muito tempo flutuando, sem a ação da gravidade para criar resistência ao movimento muscular, eles desenvolvem uma osteoporose transitória. Esse aliás é um dos fatores que, atualmente, mais tem sido estudado considerando a possibilidade de uma viajem a Marte.

Nenhum comentário: