Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: entenda a diferença


A tireoide está localizada na parte superior do pescoço e esta glândula é responsável pela secreção dos hormônios tireoidianos que influenciam grande parte das atividades do nosso organismo. Dra. Cristina Blankenburg, endocrinologista do Hospital Santa Luzia, em Brasília, alerta que algumas enfermidades podem afetar o bom funcionamento deste órgão. Entre elas, as mais comuns são os hipo e hipertireoidismo.

Você sabe a diferença entre estas doenças? Confira os esclarecimentos da médica e tire suas dúvidas!

- Hipo x Hiper 
“O hipotireoidismo é caracterizado pelo funcionamento insuficiente da tireoide. Já o hipertireoidismo, acontece quando há o excesso de produção de hormônios por esta glândula”, explica e médica.

- Sintomas 
“Sonolência, falta de energia, cansaço, fraqueza, queda de cabelo e menor resistência ao frio podem ser sinais de hipotireoidismo. Nos idosos, este problema também pode causar alterações no funcionamento cerebral, levando inclusive a demência. O hipertireoidismo, por sua vez, ocasiona taquicardia, calor excessivo, entre outros sintomas. Além disso, dores no pescoço e/ou na região da mandíbula precisam ser investigadas”, esclarece Dra. Cristina.

- Causas 
“Estes problemas podem ser manifestar devido à falta de iodo no organismo, o que não acontece com tanta frequência desde que o sal passou a ser enriquecido com esta substância. É importante lembrar que o consumo excessivo de sal enriquecido com iodo também pode causar danos à tireoide. Quem se expõe a altos níveis de radiação e utiliza alguns medicamentos específicos também tem mais chance de desencadear problemas nesta glândula. Por fim, inflamações na tireoide também podem evoluir para um quadro de hiper ou hipotireoidismo”, ressalta.

- Tratamento 
“Em geral, o hipotireoidismo é tratado por meio de reposição hormonal. Para o hipertireoidismo, há dois tipos de procedimento, que podem ser feitos por meio do uso de medicamentos que bloqueiam a produção de hormônios ou por iodoterapia, método que utiliza o iodo radioativo para controlar os problemas na tireoide”, conclui a endocrinologista.

Nenhum comentário: