Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Alimentos que ajudam na amamentação


Amamentar o bebê é uma das práticas que mais contribuem para o estabelecimento do vínculo entre mãe e bebê. Porém, para que esse momento seja o mais especial e tranquilo possível, é necessário que a mãe tenha um cuidado especial na sua dieta alimentar.

“A alimentação ajuda sim na produção de leite. A forma correta de se aumentar é manter os hábitos da gestação, como alimentação fracionada, saudável e com grande ingestão de líquidos. Quando a mãe diminui a ingestão de alimentos ela também produz menos leite”, explica a nutricionista Elisa Fujiwara, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Para o leite não faltar, você precisa aliar as refeições de três em três horas com um cardápio balanceado. “Deve haver muita ingestão de legumes, frutas, cereais e grãos integrais e sucos de frutas sem adição de açúcar”, indica. De acordo com a médica, dividir a alimentação em perquenas porções constantes ajuda com que você e o bebê fiquem no mesmo tempo, já que ele costuma ter fome a cada duas ou três horas.

“O ideal é que antes de amamentar a mãe tenha se alimentado”, completa. Apesar da vontade de voltar ao antigo corpo, as gorduras também não devem ficar fora da sua dieta. “A ingestão de gorduras é necessária, mas deve ser de gordura boa: do abacate, azeite, nozes e nunca de frituras”, conta.

“Você tem bastante queima de calorias nessa produção de leite, então não precisa se preocupar com emagrecimento nesse período, isso acontecerá naturalmente”. Ao amamentar é natural que você sinta muita sede, portanto, aumentar a ingestão de líquidos é essencial.

Para um lanchinho rápido, já que é comum não ter muito tempo disponível nos primeiros meses de vida do bebê, a dica da nutricionista é investir em um bom iogurte sem sabor com adição de suas frutas favoritas.

“Evite os iogurtes com cor e produtos industrializados, porque se a criança tiver algum tipo de alergia ficará mais difícil identificar do que é”, aconselha. Tire do prato Apesar da gestação ter acabado, se privar de alguns itens por mais tempo é necessário, já que eles são passados à criança através do leite.

“É preciso evitar os embutidos, industrializados, o café e as bebidas à base de cola, que são muito estimulantes. Também é importante não beber álcool e substituir a farinha branca pela integral”, finaliza.

Fonte

Nenhum comentário: