Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 26 de março de 2012

Cuidando da saúde do seu filho no outono

As noites mais frias e a temperatura amena já sinalizam: o verão está com os seus dias contados.

O outono começou oficialmente no final da semana passada e com ele chegam também algumas doenças típicas da época, como alergias, resfriados e gripes, resultados do ar seco e da temperatura mais baixa que, invariavelmente, atingem as crianças com mais força do que os adultos.

Para que o seu filho não fique doente durante a troca de estação, confira algumas dicas do Dr. André Pereira, coordenador da Pediatria do Hospital Rios D’Or:

Vacinação

“A melhor maneira de se proteger da gripe é a vacina para o vírus influenza, que depois de aplicada leva cerca de um mês para fazer efeito. Isso justifica sua aplicação nos meses que antecedem o inverno. Embora sua eficácia não seja de 100%, a injeção garante sintomas mais amenos”, explica o médico.

Segundo Pereira, a vacinação tem de ser anual, uma vez que o influenza sofre pequenas mutações todos os anos. Há também a vacina antipneumocócica, que protege contra pneumonias, otites, meningites. O bebê toma três doses, com dois, quatro e seis meses de vida. Depois, um reforço aos 15 meses.

Além disso, também é importante seguir dicas simples, mas eficientes, como evitar lugares aglomerados e deixar a casa bem ventilada

Lavar as roupas de inverno

As roupas, guardadas dentro do armário, provavelmente estão cheias de ácaro, que é um dos principais causadores das crises alérgicas.

Como medida de prevenção, o pediatra recomenda lavar roupas e cobertas, secando-as ao sol, antes de utilizá-las, além de deixar os travesseiros expostos à luz solar.

Aparelhos de inalação podem ser grandes aliados durante essa época, mas é importante esterilizá-los após cada uso.

Cuidados em casa

“Devemos manter a casa e o ambiente arejados, livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite. Evitar a friagem por se expor ao frio e chuva levando sempre na bolsa ou no carro o “kit inverno” (casaco e guarda-chuva)”. Aconselha o pediatra.

Fonte: Blog Chris Flores

Nenhum comentário: