Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 19 de março de 2012

Conheça o câncer de próstata

A próstata é uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga e a frente do reto. Ela é responsável por produzir parte do sêmen e envolve a porção inicial da uretra, canal por onde a urina é eliminada.

A incidência do câncer de próstata vai aumentando de acordo com a idade e se manifesta com mais frequência entre os 50 e 70 anos. E quem pensa que o número de homens com a doença é pequeno, engana-se: de acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que, só no Estado do Rio de Janeiro, serão registrados 7.580 casos de câncer de próstata para cada 100 mil habitantes.

E é importante salientar que a realização do exame preventivo é crucial para a descoberta precoce da doença: de acordo com o urologista Arthur Carvalho, do Niterói D’Or, os sintomas que acusam o aparecimento do câncer de próstata, como dor nos ossos e na coluna, só aparecem nas fases mais avançadas da doença. O médico também aproveita para esclarecer que a impotência sexual não é necessariamente um indício da doença, mas pode uma consequência do tratamento.

Porém, muitos são os homens que, por preconceito, não realizam o exame preventivo, que é feito por meio do toque retal e de um exame de sangue que mede o índice de uma proteína produzida pela próstata. “O exame de toque deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos por negros e por pessoas que tenham o histórico da doença na família. É um exame simples, rápido e indolor”, esclarece o médico.

O tratamento do câncer de próstata consiste em braquiterapia, que é uma radioterapia interna, radioterapia externa e cirurgia, que pode ser feita pelo abdômen ou pelo períneo. Entre os métodos menos invasivos estão a prostatectomia radical por via laparoscópica e por via robótica. Para tratar as formas mais avançadas da doença, utiliza-se um tratamento que reduz radicalmente os níveis de testosterona do organismo.

Nenhum comentário: