Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Exame de sangue com proteína C-reativa avalia resposta imunológica ao tratamento da infecção em pacientes com câncer



Pesquisadores do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, IDOR, coordenaram um estudo realizado em conjunto com o INCA, Instituto Nacional de Câncer, e Universidade Nova de Lisboa, envolvendo 154 pacientes com câncer e quadro de infecção grave, sendo que 86 deles apresentavam neutropenia (ausência ou baixa quantidade de glóbulos brancos) e 68 não.

A pesquisa, conduzida por Dr. Jorge Salluh, tem como objetivo realizar o diagnóstico e acompanhamento da infecção por meio do exame de sangue com a proteína C-reativa, avaliando a resposta imunológica aos quadros infecciosos logo no início do tratamento com medicamentos (antibióticos, antifúngicos), antes mesmo que o organismo do indivíduo comece a dar os primeiros sinais de melhora da infecção, como baixar a febre.

A grande vantagem é que um exame simples e barato, já bastante utilizado pelos médicos para outros fins como avaliação de risco cardiovascular e mesmo diagnóstico de infecção em pacientes com a imunidade normal, pode indicar a resolução clínica da infecção num prazo curto de tempo, de até 72 horas.

Outro benefício é que o resultado do teste fica pronto em aproximadamente 30 minutos. O estudo pode, num futuro próximo, influenciar as próximas diretrizes e recomendações para monitoração do tratamento nos casos de pacientes com câncer e infecções graves.

Nenhum comentário: