Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Especialistas dão dicas para a Corrida de São Sebastião




A Corrida de São Sebastião abre, há quase 30 anos, o calendário oficial do Rio de Janeiro convidando aqueles que gostam de praticar e cuidar da saúde a calçar um par de tênis e simplesmente correr, sejam sozinhos ou com milhares de pessoas.

Este ano, a Rede D’Or São Luiz fará, pela primeira vez, o atendimento médico das duas etapas – a dos adultos, no Aterro do Flamengo, em 20/01, e a São Sebastiãozinho, para crianças e adolescentes, no Estádio Célio de Barros, no dia 15/01.

E para que o evento seja somente motivo de boas lembranças, reunimos alguns especialistas que darão dicas importantes para a preparação dos corredores.

O QUE COMER?

A nutricionista Juliana Martins, do Hospital Copa D’Or, orienta uma alimentação leve, porém rica em carboidratos no dia anterior à corrida e de uma a no máximo três horas antes da atividade física.

Massas e pães, por exemplo, garantem aquela energia extra necessária para aguentar todo o percurso. Esta recomendação vale para crianças, adultos e idosos. Evitar a ingestão de alimentos gordurosos, que são de difícil digestão, e abusar dos líquidos (água e água de coco) e das vitaminas e minerais, é regras. Frutas são alimentos ideais, pois alimentam e hidratam.

Durante a corrida, a nutricionista recomenda a hidratação a cada 20 minutos. Se a corrida for longa, intercalar com bebidas isotônicas, que não são recomendadas para crianças. Este tipo de substância é recomendável somente para os adultos.

Ao fim do exercício, Juliana afirma que ingerir alimentos ricos em proteína faz com que o organismo absorva melhor os nutrientes e restaure a fadiga muscular, nos trinta minutos posteriores. Consumo de bebidas alcoólicas, como cerveja, não é uma boa opção para os atletas, uma vez que são muito calóricos.

COM QUE CALÇADO EU VOU?

Leonardo Rocha, chefe do setor de Ortopedia do Hospital Copa D’Or, salienta a importância que o participante deve dar ao conforto do calçado.

“Devem ser acolchoados, leves e que se adaptem bem ao formato dos pés tanto na parte dos dedos quanto no sistema de amortecimento do impacto no calcanhar”. O médico também lembra que deve-se prestar atenção ao tipo de pisada: Pronada, Neutra ou Supinada na hora da aquisição do calçado.

ALONGAR ANTES OU DEPOIS?

Para prevenir lesões, o ortopedista é categórico ao aconselhar a importância do alongamento tanto para adultos quanto para os mais novos. “Um bom alongamento antes das atividades ajuda a evitar lesões musculares de sobrecarga (overuse), tendinites e câimbras, que são as lesões mais comuns.

Em casos de entorses ou outros tipos de traumas, a recomendação é parar imediatamente o exercício, pedir ajuda e se dirigir a algum local arejado, onde possa ser visto pela organização da prova”, orienta.

Nenhum comentário: