Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 17 de junho de 2011

Olhos jovens por muito mais tempo














A visão é o sentido que mais sofre mudanças com o tempo. No entanto, ocupa as últimas colocações quando o assunto é cuidar da saúde. Pensando nisso, reunimos as principais doenças oculares que atingem as mulheres e dicas de como prevení-las.

Olhos jovens por muito mais tempo
Saiba quais são as doenças que afetam o olhos
O cuidado com os olhos é fundamental para quem quer chegar à terceira idade esbanjando saúde, pois a visão é o sentido que mais sofre mudanças com o passar dos anos. Tarefas diárias como ler, cozinhar, ir ao cinema ou assistir televisão, que na juventude são simples e corriqueiras, podem se tornar grandes limitações para aqueles que enxergam mal, interferindo e, muito, em sua qualidade de vida e autonomia.

Por isso, conhecer os riscos à visão e prevenir-se contra eles é muito importante para um envelhecer saudável. A chefe do Serviço de Oftalmologia dos hospitais Copa e Quinta D'Or, Andréa Barbosa, esclarece que o glaucoma, a catarata e a degeneração macular relacionada à idade são as principais doenças dessa fase da vida, mas podem ser evitadas. "Informar-se sobre suas causas e tomar alguns cuidados durante a vida garantem uma boa visão por muito mais tempo. A partir dos 45 anos, a consulta anual ao oftalmologista é indispensável, pois só ele pode perceber os primeiros indícios da doença e indicar o caminho para controlá-la", afirma a especialista.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de cegueira em pessoas acima de 50 anos. A doença atinge a mácula (região da retina responsável pela visão central) prejudicando a clareza e definição do que se vê. Por ser um mal relacionado ao envelhecimento dos olhos, ainda que de origem desconhecida, costuma atingir pacientes com mais de 55 anos, chegando a alcançar mais de 25% das pessoas acima dos 75 anos. Como não há tratamento com eficácia comprovada para todos os casos, a melhor opção ainda é a prevenção. A DMRI deve ser diagnosticada nas suas formas mais precoces para que o melhor possa ser feito.

"Outras duas doenças com elevada ocorrência entre os idosos são a catarata e o glaucoma", lembra a Dra. Andréa. A catarata é uma lesão que atinge o cristalino, que é a lente cuja transparência permite que os raios de luz sejam captados pela retina e, dessa forma, a imagem seja formada. Para uma visão adequada, é preciso que o cristalino seja transparente, e a catarata torna o cristalino opacificado, o que impede total ou parcialmente os raios de luz de chegarem à retina. O portador da doença passa, então, a não enxergar com nitidez, a visão fica esbranquiçada, como se estivesse coberta por um véu.

Segundo Dra. Andrea, a catarata acontece geralmente após os 60 anos e é uma evolução natural relacionada à idade. "Ocorre o envelhecimento do cristalino, que deve ser detectado corretamente e acompanhado de tratamento proposto ao paciente no momento certo" destaca. No exame oftalmológico é avaliado o aparecimento e a extensão das lesões, e em casos mais avançados, a cirurgia pode ser a única forma de tratamento. A médica explica que a técnica mais atual é a facoemulsificação do cristalino, realizada por ultrassom. No procedimento, é feita a aspiração do cristalino, através de uma incisão na córnea de cerca de 2 mm, sem necessidade de pontos e com rápida recuperação.

O glaucoma ocorre quando há aumento da pressão interna dos olhos, o que resulta em danos no nervo óptico, causando dor e perturbação da visão. Assim como a DMRI e a catarata, ela é mais freqüente após os 30 anos de idade, mas a chance de aparecimento aumenta progressivamente a partir dos 40 anos e quando há história familiar da doença, razão pela qual o paciente deve ser examinado anualmente. "O glaucoma crônico de ângulo aberto primário é a forma mais comum da doença e não pode ser evitado, mas bem controlado, evitando, assim, a perda da visão", diz a oftalmologista. Segundo ela, o tratamento, de maneira geral, prevê a utilização de colírios até que a doença seja controlada e a cirurgia só é indicada em casos mais graves.

Previna-se

Apesar de passíveis de controle, a catarata, o glaucoma e a degeneração macular ainda causam cegueira em muitos brasileiros. "Isso acontece porque nem todas as pessoas têm acesso aos métodos de prevenção", lamenta a médica. Para evitar as três doenças, é preciso realizar exames anuais completos a partir dos 45 anos, incluindo o exame da retina e o controle das doenças associadas como hipertensão e diabetes. A oftalmologista enfatiza que, se descobertas a tempo, muitas das doenças podem ser desaceleradas ou até mesmo curadas. Além disso, outras mudanças de hábitos ajudam, e muito, no controle desses males. Segundo a Dra. Andréa, seguindo dicas simples, é possível garantir olhos saudáveis a vida toda.

Para ter olhos saudáveis em todas as fase da vida:

- Mantenha uma alimentação balanceada, com frutas, legumes e pouca gordura;

- Controle peso, pressão arterial e níveis de colesterol;

- Não fume;

- Use óculos escuros, protegendo o cristalino e a retina contra a radiação ultravioleta;

- Evite o uso intenso de colírios e medicamentos que contêm corticóides. Antes de comprar qualquer remédio, o médico deve ser consultado.

- Evite a exposição intensa à radiação e luminosidade dos aparelhos de TV e computadores, por exemplo;

- E, claro, procure regularmente um oftalmologista. Os exames de vista devem ocorrer desde o nascimento, no máximo de dois em dois anos.

Nenhum comentário: