Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mesmo de fácil tratamento, halitose altera vida social, familiar e até profissional de muita gente




















Nem sempre os problemas de mau hálito são vistos em sua real proporção. A halitose pode causar tantos constrangimentos ao paciente que ele se afasta de muitos aspectos de sua vida social, familiar e até profissional. Porém, alguns cuidados simples como a escovação dental correta e o tratamento de distúrbios gástricos, que podem originar o problema, evitam quadros mais graves e levam a pessoa a melhores níveis de qualidade de vida. Veja algumas dicas de especialistas em uma reportagem do portal Estadão.com.br.

Cuidados simples como escovar os dentes logo após comer podem evitar mau hálito

Mesmo de fácil tratamento, halitose altera vida social, familiar e até profissional de muita gente

SÃO PAULO - O mau hálito, ou halitose, pode alterar a vida social, familiar e até profissional de uma pessoa. A presença de odor ruim na boca, mesmo não tendo grandes efeitos clínicos, pode provocar sérios prejuízos psicossociais, como insegurança ao se aproximar de outros, depressão, dificuldade em estabelecer relações amorosas, resistência a sorrir, ansiedade e baixo desempenho profissional.

O cirurgião-dentista Sílvio Brandão, do Hospital Federal Cardoso Fontes, do Rio de Janeiro, explica que, para iniciar o tratamento, é preciso primeiro descobrir primeiro a causa do mau hálito, pois o problema pode ser originado por diversos fatores bucais ou não bucais.

"Ao perceber que tem mau hálito, a pessoa deve procurar o dentista, que poderá identificar se o motivo é cárie, doença periodontal, lesão na boca, higiene oral deficiente ou até casos de câncer. Mas o problema também pode não ser bucal, decorrente, por exemplo, de uma sinusite, amidalite, faringite ou rinite. Então, o dentista orienta o paciente a procurar um profissional especializado”, explica Brandão.

O especialista acrescenta que a prevenção é a medida mais importante contra a halitose. Para evitá-la, é importante fazer a higienização correta da boca, principalmente da língua. "Assim que a pessoa se alimentar, deve fazer a escovação, usar fio-dental e não esquecer da língua. O ideal é que tudo isso seja feito logo após a refeição, sem deixar que passe mais que 20 minutos [tempo em que as bactérias começam a agir]”, recomenda.


Confira a matéria no portal Estadão.com.br.

Nenhum comentário: