Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 16 de abril de 2009

Células-tronco para produção de óvulos sadios

Esta semana, o jornal O Globo publicou matéria do periódico inglês Independent sobre estudo chinês que indica um novo caminho no tratamento da infertilidade feminina. Em resumo, os pesquisadores transplantaram células-tronco ovarianas de fêmeas sadias de camundongo para os ovários de fêmeas inférteis e conseguiram fazer com que estas voltassem a produzir óvulos. Ou seja, talvez, num futuro não tão distante, seja possível haver uma nova terapia que aumente o vida fértil feminina consideravelmente.

Desde os anos 60, com a introdução da pílula anticoncepcional, a mulher começou a programar a constituição da sua prole, de maneira mais objetiva. A partir de então, o chamado sexo “frágil” abriu espaço na sua vida para outras atividades, incluindo o trabalho fora de casa. Hoje, são cada vez mais comuns os casos de mulheres que adiaram a maternidade para depois dos 40 anos. Mas nessa idade a fertilidade enfrenta uma queda muito brusca, devido à diminuição da quantidade e da qualidade dos óvulos.

Além disso, existem também casos de mulheres que, traídas pelo seu relógio biológico, experimentam a menopausa precoce, antes mesmo dos 40 anos, e passam a não produzir mais óvulos. E, para essas, o sonho de viver uma gravidez fica ainda mais distante. O cultivo das células tronco de origem ovariana é ainda um trabalho experimental, mas que sinaliza para uma possibilidade real no futuro. Para as mulheres que desejam vivenciar a gravidez na maturidade, essa será uma grande oportunidade. Vejam mais informações na matéria, abaixo.





Por Dra. Maria Cecília Erthal
Ginecologista e Obstetra, Diretora-médica do Centro de Fertilidade da Rede D'Or

Nenhum comentário: