Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 9 de abril de 2009

Câncer de mama X terapia de reposição hormonal na menopausa

Esta semana recebemos uma dúvida aqui no Espaço Saúde da Mulher, que acredito ser interessante para dividir com vocês, já que é um tema bem específico, mas de enorme importância para mulheres que passam pela mesma situação dessa internauta.
“Desejo saber quais são as alternativas para tratar os sintomas da menopausa em mulheres que tiveram câncer de mama e se submeteram a quimioterapia e radioterapia, uma vez que a reposição hormonal parece inadequada.”

Está comprovado que o uso de hormônios femininos aumenta claramente o risco das mulheres desenvolverem câncer de mama. Conseqüentemente, o uso de estrogênios em mulheres que estão tratando, ou trataram um câncer de mama deve ser evitado.

Mas é preciso se levar em consideração que, só nos Estados Unidos, o número estimado de mulheres que sobrevivem ao câncer de mama pode chegar a 2,5 milhões. Como o câncer da mama tem sido detectado cada vez mais cedo e a quimioterapia adjuvante pode causar insuficiência do ovário, o número de mulheres na menopausa em idade mais precoce tem aumentado.

Assim, a questão que se apresenta nesse caso é a seguinte: uma vez que o risco de sofrer uma recorrência do câncer de mama será reduzido para uma grande percentagem destas mulheres, pode-se considerar a Terapia de Reposição Hormonal (TRH)?

Pelo menos um estudo prospectivo de TRH após um câncer de mama localizado indica que a TRH parece não aumentar os eventos de câncer. No entanto, o mais razoável para as mulheres que foram tratadas para o câncer da mama e que têm sintomas climatéricos é tratar os sintomas com terapias alternativas.

Dieta e exercício são eficazes para a prevenção de Doença Cárdio Vascular e controle de peso. A adição de bifosfonatos ou SERMs (por exemplo, o tamoxifeno e o raloxifeno) pode reduzir o risco de osteoporose. Algumas doses de progestágenos podem aliviar os fogachos, embora muitos oncologistas acreditem que o uso de esteróides sexuais seja contraindicado.

No entanto, o que se sabe ao certo é que, nas pacientes que superaram o câncer de mama que escolheram o uso da TRH, deve ser usada a menor dose eficaz, e essas mulheres devem ser cuidadosamente monitoradas.


Obrigada às internautas que nos enviam dúvidas. É partir delas que podemos criar posts que interessem a vocês. Por isso, continuem mandando! Faremos todo o possível para responder em, no máximo, uma semana.

Por Dr. Humberto Tindó
Chefe do Serviço de Ginicologia e Obstetrícia do Hospital Quinta D'Or

Nenhum comentário: