Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Crianças no início do período escolar tendem a adoecer mais


Calendário de vacinação em dia, alimentação saudável e idas regulares ao pediatra são grandes aliados da saúde dos pequenos

A ida das crianças pela primeira vez à creche ou escola envolvem grandes mudanças tanto para elas quanto para seus pais. Além da ansiedade quanto a adaptação e o convívio com os outros alunos, a preocupação maior acaba sendo com a saúde. É comum que as crianças adoeçam mais quando iniciam o período escolar e os pais precisam ficar atentos a essa frequência, mas sem desespero, pois há formas de prevenir ou minimizar a ocorrência das doenças mais comuns.



- Muitas famílias precisam colocar seus filhos ainda novinhos, com menos de dois anos, na escola. Com essa idade a quantidade de anticorpos ainda é pequena e o sistema imunológico não está maduro o suficiente para defender o corpo das infecções. O contato com outras crianças também influencia no aumento dessa frequência, assim como a falta de algumas vacinas que ainda não foram administradas – esclarece Dra. Carla Dall Ollio, coordenadora da emergência pediátrica do Hospital Barra D’Or.

Segundo a especialista, as infecções de vias aéreas superiores como tosse, coriza e espirro e suas complicações como a sinusite, pneumonia e otites são as mais comuns nesse período, porém é importante que os pais fiquem atentos a essa recorrência. Até o segundo ano de vida são esperados de quatro a seis quadros infecciosos sem gravidade por ano. Essa frequência começa a preocupar quando a criança precisa de antibióticos por mais de dois meses consecutivos ou se ela precisou de internação para cuidar de alguma infecção. Com esses sinais de alerta é preciso que o pediatra investigue mais a fundo a sua imunidade.

- Manter o calendário de vacinação em dia, ter bons hábitos de higiene, visitas regulares ao pediatra e uma alimentação saudável são as melhores de formas de cuidar da saúde dos pequenos – finaliza a pediatra.

Nenhum comentário: