Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 15 de setembro de 2015

Varizes são um problema para 20 milhões de brasileiros


As varizes são um problema sério que, só no Brasil, atinge mais de 20 milhões de pessoas, sendo a maioria mulheres. A população feminina é mais atingida por essa doença por causa dos hormônios, principalmente a progesterona que favorece a dilatação das veias. No entanto, o principal fator de risco para se ter varizes é a presença desta doença na família: a hereditariedade.





Outros fatores que também contribuem para o aparecimento das varizes ou para agravar as que já existem são: idade, sexo, história familiar, obesidade, traumatismo nas pernas, temperatura, tabagismo, gravidez, sedentarismo e pílula anticoncepcional.

Atividades que demandam muito tempo em pé, sentadas ou agachadas com as pernas dobradas ou pendentes são desfavoráveis ao retorno venoso. Se não for possível evitar essas posições é recomendável fazer exercícios repetidos com o dorso-flexão dos pés. Os movimentos facilitam a mobilização da musculatura da panturrilha evitando o aparecimento do problema.

E as mulheres que adoram usar um salto fino devem evitar fazer o uso prolongado desse tipo de calçado. O salto fino reduz a área de apoio do calcanhar, obrigando que a pessoa efetivamente se equilibre. Isto pode levar a deformidades nos pés. O ideal é que haja um pequeno salto de até 4 cm na parte posterior, com uma base larga, o que apoia melhor o pé e permite uma distribuição equilibrada de peso com condições adequadas ao impulso necessário para a marcha.

A partir dos 30 anos é comum aparecer varizes que podem ir piorando com o passar dos anos. No entanto, os mais jovens podem ter microvarizes (ou aranhas vasculares, também chamadas de vasos). Como já falamos, as mulheres são mais propensas do que os homens devido aos fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa, além das terapias de reposição hormonal e anticoncepcionais, segundo alguns pesquisadores.

A gravidez aumenta a quantidade de sangue circulante e assim o trabalho das veias é mais solicitado. Aumenta também, nesse período, a quantidade de progesterona, hormônio que dilata as veias. O aumento do útero também tem influência já que vai comprimindo as veias do abdômen e da região pélvica, colocando um obstáculo para a subida do sangue das pernas para o coração. As varizes que aparecem durante a primeira gravidez frequentemente desaparecem após o parto. Já aquelas que surgem a partir da segunda gestação costumam permanecer após o nascimento do bebê.

O sobrepeso, provocado pela obesidade, aumenta a pressão sobre as veias e dificulta o retorno venoso. E outro fator que contribui é o sedentarismo. Movimentar as pernas é muito importante para bombear o sangue das veias. Ficar muito tempo sentado ou em pé, parado é ruim para as pernas. Os exercícios e o combate ao sedentarismo são muito importantes para a circulação corporal.

Já as altas temperaturas podem dilatar as veias, principalmente por tempo prolongado. Portanto deve se ter cuidado com a exposição excessiva ao calor do sol, da sauna e de fornos. A incidência de varizes é um pouco menor nos países mais frios.

Por fim o tabagismo. O uso do cigarro é responsável por diversas doenças, porque as substâncias contidas no cigarro agridem o organismo e também as paredes das veias.
O melhor a fazer para evitar as varizes é se movimentar, ter uma alimentação saudável e a qualquer sinal de veias dilatadas procurar um especialista.

Por: Dr. Ricardo Brizzi , angiologista e cirurgião vascular. Membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Badim, do Hospital Israelita e Hospital Norte D'Or.

Nenhum comentário: