Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 25 de agosto de 2015

Você sabia que bactérias presentes na boca podem ocasionar doenças cardíacas?

Dentista esclarece que os cuidados com a saúde bucal são essenciais para manter o coração em dia




A boca é abrigo diário de muitas bactérias. Estes organismos se fixam na superfície dos dentes, da língua, da gengiva e de outras estruturas presentes nesta cavidade, como os restos radiculares (partes dos dentes que, por algum motivo, "se perdem" na gengiva). Se acumulados, estes podem trazer problemas para a saúde e desencadear doenças em diversas partes do corpo. 

O dentista do Hospital do Coração do Brasil em Brasília, Alexandre Miranda, ressalta que há uma forte relação entre as patologias do coração e a saúde odontológica, assim como os problemas dentários podem causar doenças cardíacas. "Isto acontece porque a cavidade bucal não está separada do todo. Assim, as bactérias presentes na boca podem entrar na corrente sanguínea e causar prejuízos na estrutura do coração. Algumas doenças cardíacas frequentemente estão associadas a estes organismos", observa.]


As inflamações, ferimentos e sangramentos na gengiva e nos tecidos dentários, também conhecidas como periodontites, são alguns dos problemas que mais ameaçam a saúde cardíaca. "As lesões causadas pelas periodontites facilitam a entrada de bactérias na corrente sanguínea e podem ocasionar a endocardite bacteriana, problema que ocorre quando estes organismos se instalam nas válvulas cardíacas, comprometendo o funcionamento do coração", argumenta o especialista. 

Por isso, o dentista lembra que pessoas que procuram ajuda odontológica apenas por questões estéticas precisam ficar atentas. "Para evitar qualquer tipo de problema, é indispensável fazer uma avaliação completa da saúde bucal ao menos uma vez por ano. Além disso, recomenda-se uma visita ao dentista antes e depois de se submeter a cirurgias no coração. Isto, é claro, depende da avaliação do cardiologista", esclarece. "Ações educativas e de prevenção sobre a forma correta de fazer a higienização dos dentes, das próteses e da língua também são fundamentais. Estas devem acontecer frequentemente nos hospitais, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos pacientes e de toda a equipe médica", ressalta. 

Tendo em vista o maior conforto e segurança de seus pacientes, o Hospital do Coração do Brasil (HCBr) é um dos primeiros centros de Brasília a integrar dentistas à equipe de atendimento. "Esta postura é adotada em centros de excelência de todo o mundo. Para minimizar os riscos, é indispensável que os serviços odontológicos sejam parte da rotina dos hospitais. Desta maneira, é possível dar uma assistência completa aos nossos pacientes, prevenindo-os de várias doenças", conclui o dentista.

Nenhum comentário: