Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Doenças cardíacas são mais incidentes em épocas de frio



Durante este período, ocorre a vasoconstrição, fenômeno que contrai os vasos sanguíneos e aumenta a chance de infarto e AVC

O frio agrada muita gente, pois é a época ideal para tirar os agasalhos do armário, consumir alimentos quentes e ficar bem perto das pessoas queridas. Porém, este período exige alguns cuidados específicos com o corpo e, principalmente, com a saúde cardiovascular.

Dr. Paulo Cardoso, cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, alerta que quando as temperaturas estão mais baixas ocorre a vasoconstrição, um fenômeno que pode causar problemas cardíacos. “Isto é um mecanismo de defesa do organismo para manter o aquecimento interno do corpo. Assim, os vasos se contraem e a pressão sanguínea aumenta, fazendo o coração trabalhar mais rápido e aumentando as chances de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC) ”, esclarece. 

O médico lembra que manter hábitos saudáveis, mesmo durante o inverno, é fundamental para que a saúde cardíaca fique em dia. “É comum que, durante o frio, as pessoas se exercitem menos e consumam alimentos mais gordurosos e pouco nutritivos. Estas práticas contribuem para o mal funcionamento do coração. Por isso, o ideal é manter a mesma rotina em todas as épocas do ano”, afirma Dr. Paulo Cardoso. 

Além da vasoconstrição, o frio apresenta outro risco para a saúde cardíaca: as infecções virais. “Durante este período, aumenta a ocorrência de gripes e resfriados. Isto pode levar a descompensação cardíaca e ocasionar problemas do coração. Este risco é maior para os idosos e pessoas que sofrem de doenças cardíacas (cardiopatas) ”, acrescenta o cardiologista.

FÉRIAS
Você vai viajar para lugares muito frios? Não se esqueça de consultar um cardiologista antes de embarcar. “Esta recomendação é ainda muito importante para cardiopatas. Outro alerta é para quem vai praticar esportes na neve. Estes exercícios podem exigir bastante do sistema cardiovascular”, conclui o médico.

Nenhum comentário: