Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Urologista para mulheres


Apesar de ser associada ao universo masculino quase que de forma exclusiva, a urologia é uma especialidade que também pode servir à mulher. Segundo o urologista Dr. Ricardo De La Rocca (CRM:28886), a urologia para as mulheres é indicada principalmente quando há quadrosde infecção urinária por repetição, ou seja, infecção que retorna após ter sido tratada.

Segundo o especialista, há uma série de doenças que podem explicar a infecção na mulher, como diabetes, tuberculose urinária e cálculo renal, que não estão associadas a questões ginecológicas.

“Uma infecção deve ser tratada pelo ginecologista, mas, se a mulher apresenta repetidos quadros de infecção urinária que não se conhece a causa, deve procurar um urologista”.

Além dos casos de infecção urinária, existe uma série de doenças que se relacionam com o trato urinário na mulher que podem ser tratadas pela urologia, como disfunções da parte urinária, alterações inflamatórias na parede da bexiga e a cistite intersticial (uma inflamação crônica da parede da bexiga).

É importante destacar, contudo, que as mulheres não devem ir ao urologista para exames de rotina, como um homem deve fazer, mas só em casos específicos como os mencionados acima. Assim, caso você esteja com algum desses diagnósticos, não deixe de considerar a opinião deste especialista e garantir o melhor tratamento.

Nenhum comentário: