Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Cuidados com o pé diabético


Perda de sensibilidade, feridas complexas, deformações e até amputações dos membros inferiores são algumas das consequências do pé diabético, situação que pode ocorrer com pacientes que têm diabetes. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que a cada um minuto, duas amputações decorrentes da doença ocorrem em todo o mundo.

 Segundo o ortopedista da unidade Anália Franco do Hospital São Luiz, Fábio Batista (CRM SP-108007), procurar ajuda médica desde o início é fundamental. “Muitos só se importam com as feridas quando já estão avançadas, dificultando a completa recuperação da área”.

 O problema ocorre normalmente quando os pacientes estão com os pés machucados e viram feridas, decorrentes de problemas sanguíneos, altos índices de glicemia e falha no funcionamento dos nervos. Entre outros sintomas estão formigamento, queimação nos pés e dormência. O diagnóstico é feito por meio de exames clínicos e classificados em grupos de risco e, de acordo com o especialista, o tratamento deve ser feiro por um médico especializado no assunto.

 “Deve-se acompanhar o paciente de pé diabético como um caso grave devido à rápida evolução das feridas. Também é necessário o tratamento apropriado da área com limpeza e curativos diários e, em alguns casos, a cirurgia é a mais indicada”.

 O mais importante da doença é a prevenção, que pode ser feita por meio de uma vistoria diária dos tornozelos, pés, dedos e principalmente das plantas dos pés, com a ajuda de um espelho. É necessário também cortar periodicamente as unhas, secar bem os dedos, utilizar sapatos confortáveis com a sola rígida e nunca andar descalço.

Nenhum comentário: