Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cuidando de você por dentro e por fora

Você sabia que as doenças do sistema digestório representam a sexta causa de morte no Brasil?

Muitas pessoas sentem dor ou desconforto relacionados à parte digestiva do organismo, mas consideram os sintomas passageiros e não fazem uma avaliação médica, o que pode gerar sérios problemas à saúde.

Em matéria publicada no site Runners World, o gastroenterologista José Ciongoli (CRM SP38735), do Hospital e Maternidade Assunção, explica que a má disciplina alimentar é a principal causa de patologias como gastrites e problemas hepáticos, que são as queixas mais frequentes entre os pacientes.

A maioria das doenças é decorrente de processos degenerativos, que podem estar, ou não, relacionadas aos fatores hereditários. A grande dificuldade é que, muitas vezes, os sintomas só passam a incomodar e a se manifestar quando a enfermidade já está em um estado avançado.

 “Um dos exemplos é o câncer de fígado, que apenas apresenta indícios quando está em fase tardia, por isso, a importância de sempre realizar exames preventivos”, alerta o especialista.

Entre os alimentos que causam desconforto a classificação é feita de acordo com o grau de aceitação do sistema digestório de cada pessoa relativamente à sua idade, disposição e condicionamento físico. No geral, qualquer alimento ingerido em excesso, causa desconforto.

 Para manter a qualidade da saúde digestiva é recomendável comer pequenas porções, se alimentar a cada três horas, mastigar corretamente os alimentos, ingerir no mínimo dois litros de água fora dos horários das principais refeições diárias e ingerir fibras.

Nenhum comentário: