Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cuidados ao usar o salto alto durante a gravidez



O salto alto costuma ser um amigo inseparável de muitas mulheres. Mas, quando o assunto é gestação, ele pode passar de herói a vilão. “A alteração do centro de gravidade por causa da gestação ocasiona uma perda de equilíbrio”, explica Pedro Awada (CRM SP62217), ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Brasil, de Santo André (SP), em matéria para o site Meu Bebê. “As grávidas têm mais chance de cair.”

 Risco progressivo 

 Se você descobriu que está grávida, não significa que precisa largar o salto imediatamente. O risco vai aumentando de acordo com a idade gestacional. Quanto maior o tempo de gravidez – e o tamanho da barriga –, mais perigoso é usar saltos altos ou finos.

 “A gestante possui os ligamentos, como os do tornozelo, mais frouxos durante o período”, garante Pedro. “Se elas já têm facilidade para cair, imagina em cima de uma plataforma.”

 Além da segurança, esses sapatos também podem trazer problemas físicos para a mãe, como dores na coluna, mas não oferecem riscos ao desenvolvimento do bebê.

 Calçados e grávidas 

 Não são só com os saltos que as gestantes precisam ficar preocupadas. Calçados que amarram na perna também devem ser evitados. O inchaço na região, normal principalmente no final da gestação, pode ser agravado por sapatos desse tipo. As peças confortáveis são as melhores opções para colocar nos pés.

“Com preferência para aqueles com amortecedores, como tênis, para diminuir o impacto na coluna”, orienta o obstetra. Para as que sofrem mais com o inchaço, o chinelo pode ser uma boa saída. Além de confortável e baixo, tem abertura nas laterais. Outras opções são peças como sapatilhas e sandálias, que também são bem confortáveis e possuem um visual mais atraente.

Nenhum comentário: