Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 10 de abril de 2013

Hospital Brasil participa de projeto de cuidados na UTI


O Hospital Brasil, localizado em Santo André, irá receber um projeto inédito no País, que pretende estabelecer rotinas para diminuir os erros humanos evitáveis cometidos na área de saúde por equipes multidisciplinares, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva.

 O Projeto nasceu nos Estados Unidos, onde os índices de acidentes cometidos por equipes multidisciplinares preocuparam os profissionais. Por ano, o país registrava 99 mil mortes por erros evitáveis.

Esses erros, em sua maioria, estavam relacionados às competências não técnicas, como comunicação, gestão de conflitos, estresse, tomada de decisão, liderança e organização de tarefas. Foi então que os profissionais ligados à saúde adaptaram um programa de treinamento da aviação com simulações realísticas para criar rotinas de segurança: o CRM (Crew Resource Management). 

Em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e uma companhia aérea, o projeto piloto está previsto para acontecer ainda no primeiro semestre de 2013 no centro médico. O objetivo final é criar mecanismos padronizados de comportamento, comunicação e apoio à tomada de decisão (competências não técnicas) para profissionais da equipe multidisciplinar de UTI.

Fonte

Nenhum comentário: