Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 23 de outubro de 2012

Você sabia que a osteoporose atinge mais mulheres?




Na última semana foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. Segundo os médicos especialistas no tema, a mulher é mais suscetível ao desenvolvimento da osteoporose porque durante a menopausa há uma diminuição acentuada na produção do estrogênio (hormônio feminino que tem efeito protetor para os ossos). Por outro lado, alguns estudos apontam que negros têm uma reserva maior de cálcio nos ossos do que brancos e asiáticos. 

Independente do sexo e da etnia, é aconselhável que a ingestão de cálcio comece desde criança, já que na infância o organismo absorve o mineral mais facilmente do que na fase adulta.


Os ossos são essenciais para manter a saúde do nosso corpo, mas por parecerem tão fortes muitas vezes não tomamos os devidos cuidados com eles. Para cuidar deles, tome sol, pratique exercícios físicos e beba leite ou derivados lácteos diariamente. Essas são atitudes que ajudam na prevenção da doença. 
Para quem já sofre com a doença, medicações e mudança de hábitos ajudam a impedir o avanço da perda óssea, podendo chegar à cura em casos não muito avançados. Cuide-se!

Nenhum comentário: