Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 15 de junho de 2012

Saúde na ponta do pé



Em nome da moda, muitas são as mulheres que maltratam os pés usando sapatos desconfortáveis ou modelados erradamente. O que muitas não sabem é que, além do desconforto momentâneo, essa prática pode acarretar em problemas a longo prazo, como joanetes e esporão.

 “ Sapatos apertados e de material muito duro, e aqueles com saltos altos podem, sim, afetar a saúde. A dor do joanete, por exemplo, está muito ligada à má escolha do calçado”, explica o ortopedista do hospital Niterói D’Or, Mario Fernandes.

 O joanete é uma deformação dos ossos e da articulação entre o pé e o dedão, que aparece na forma de uma calosidade na lateral. O dedão se inclina para o lado dos outros dedos, que formam um tipo de “garra”, provocando dor. Além de analgésicos simples para aliviar os sintomas.

 Já o esporão é uma espécie de espinho ósseo que surge na parte de baixo do calcanhar, como parte de uma doença inflamatória chamada fascite plantar. Na maioria das vezes, o paciente sente uma dor intensa nos primeiros passos do dia, que vai melhorando com o passar das horas e após um período de repouso. 

Dicas 

 Evite calçados apertados de bico fino. O ideal é encontrar um modelo feito com material macio em que seus dedos se acomodem corretamente

 Aproveite o conforto dos chinelos! Você passa o dia todo calçado. Quando estiver em casa, use sandálias que deixem os pés mais firmes.

 Ande descalço. Esse hábito ajuda a preservar a saúde dos músculos e articulações dos pés. Se você não gosta de pisar diretamente no chão, use meias.

 No dia a dia, use saltos de, no máximo, 3,5 centímetros. Deixe os saltos (muito) altos para ocasiões especiais.

 Hidrate os pés! Isso ajuda a evitar machucados e ardências.

 Escolha um bom tênis para se exercitar. O excesso de impacto no caminhar é um dos principais causadores do esporão. Escolha os modelos de corrida, que possuem bom amortecimento e um formato mais adequado.

 Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário: