Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Atenção mamães: duas novas vacinas disponíveis no calendário básico do SUS















O Ministério da Saúde acaba de anunciar que as vacinas pneumocócica 10-valente e anti-meningococo C passarão a ser aplicadas gratuitamente nos postos de saúde a partir de 2010.

Mamães com filhos menores de dois anos devem ficar atentas às datas de vacinação!


Veja notícia completa no site G1
, ou leia, abaixo.


SUS passa a oferecer duas novas vacinas em calendário básico
Vacinas serão aplicadas em menores de 2 anos até 2011.
Por ano, devem ser evitadas 45 mil internações por pneumonia.

Duas novas vacinas serão incluídas no calendário básico de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de março, crianças menores de 2 anos contarão com a aplicação gratuita da pneumocócica 10-valente e, a partir de agosto, da anti-meningococo C. As vacinas poderão ser tomadas gratuitamente em postos de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira vacina imuniza contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido, entre outras doenças. A segunda protege contra a doença meningocócica, principal causa de meningite bacteriana no Brasil.

Nos primeiros 12 meses das novas vacinas no calendário básico, elas serão aplicadas em menores de 2 anos. A partir de 2011, elas farão parte do calendário básico de vacinação da criança específico para os menores de 1 ano.

Com a introdução das vacinas, o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério passará a ter 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças.

Prevenção

Segundo o Ministério, depois de cinco anos do início dos novos programas de vacinação, em 2015, a previsão é de que, por ano, sejam evitadas cerca de 45 mil internações por pneumonia no Brasil. A média dessas internações, também por ano, cairá de 54.427 para 9.185, uma redução de 83%.

Doenças

A doença meningocócica pode se manifestar como uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro (meningite) ou como uma infecção generalizada (meningococcemia), que pode levar rapidamente à morte.

O pneumococo é a segunda maior causa de meningites bacterianas (pneumocócicas) no Brasil e também o principal agente causador de pneumonias em todas as faixas etárias.

Nenhum comentário: