Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 16 de maio de 2017

Atividade física é grande aliada dos idosos

Longevidade e qualidade de vida são alguns dos inúmeros benefícios de uma vida ativa 

A terceira idade chega, inevitavelmente, mas nem sempre está acompanhada de uma vida pacata, restrita aos cuidados com os netos. Muitas das pessoas que estão nessa faixa etária estão vivendo de forma plena, além de estarem inseridos no mercado de trabalho, viajam, curtem a família e fazem novas descobertas a cada dia. A prática de atividade física é uma grande aliada para que o corpo acompanhe essa mente jovial, beneficiando a saúde física e emocional.

- É inevitável que algumas mudanças aconteçam durante o processo de envelhecimento e a atividade física é a medida de prevenção mais eficaz para amenizar essas modificações do corpo. Esta prática resulta na independência do idoso, reduzindo o risco de queda e de complicações relacionadas a imobilidade (como trombose e feridas na pele), além de estimular a melhora cognitiva e da socialização que é importantíssima para a auto estima desses pacientes – detalha o geriatra Rodrigo Serafim, do Hospital Copa D’Or.



Diversas modalidades são oferecidas, porém, a escolha pela atividade que será praticada deve estar alinhada à outras questões como, por exemplo, doenças pré-existentes, limitação física e idade. Os limites do corpo devem ser respeitados e a consulta médica antes do início de qualquer esporte deve ser uma regra para evitar lesões musculares e/ou danos permanentes à saúde.

- Não existe atividade física ideal para a terceira idade. Qualquer exercício pode ser praticado por eles, desde que estejam preparados para isso. É preciso uma avaliação médica detalhada para descobrirmos o que o paciente gosta de fazer, pode fazer e deve fazer. Devemos respeitar a especificidade de cada indivíduo para que a prática esportiva ofereça prazer e benefícios para sua saúde. O ideal é que a partir dos 40 anos o paciente mantenha, ou inicie, um acompanhamento físico para fortalecimento e equilíbrio da musculatura do corpo, a fim de que alcance a melhor idade com qualidade de vida – explica o ortopedista, Dr. Michael Simoni, do Hospital Copa D’Or.

Nunca é tarde para começar a se exercitar. Uma leve caminhada pode ser uma excelente forma de colocar o corpo em movimento, sem esquecer dos alongamentos. Aulas de hidroginástica, de dança e natação também são opções que ajudarão a manter corpo e mentes saudáveis.

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A TERCEIRA IDADE:

➢ Melhora da performance cardiovascular;
➢ Melhora a flexibilidade e a força muscular;
➢ Prevenção de doenças cardíacas;
➢ Ajuda no combate à depressão;
➢ Prevenção da obesidade;
➢ Redução dos riscos da osteoporose;
➢ Diminuição das dores oriundas de inflações nos tendões, músculos e articulações;
➢ Insere o idoso no meio social.

Nenhum comentário: