Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 7 de junho de 2016

A moda “detox” e os excessos na busca pelo corpo perfeito

A cada dia a busca pelo corpo ideal e perfeito se instala mais na sociedade. Exercícios e principalmente dietas, são utilizadas sem o devido acompanhamento de profissionais de saúde e podem não surtir o efeito desejado. Os produtos detox são um exemplo claro, pois, alimentos como esses prometem uma rápida desintoxicação do organismo com a ingestão de alimentos da forma mais natural possível. Em 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de 21 dessas mercadorias, entre sucos e shakes, gerando discussão sobre o consumo.


Apesar disso, a nutricionista Fernanda Arruda, do Hospital Santa Luzia, em Brasília, alerta para tudo o que é consumido em excesso, e os produtos detox não fogem à regra. “A falsa ideia de que o natural pode ser usado livremente, leva algumas pessoas à ilusão do consumo desenfreado de diversos produtos. Antes de qualquer atitude desta origem, o paciente deve consultar um profissional habilitado. Ele vai orientar e verificar as reais necessidades do indivíduo por meio dos exames e orientá-lo da melhor maneira possível”, comenta a especialista.




O modismo é um problema e uma das principais causas do aumento da adesão de dietas malucas, do consumo desenfreado de sopas mágicas e produtos detox. Consequentemente, estas atitudes culminam na diminuição das idas ao especialista. Fernanda Arruda coloca a mídia como uma das principais culpadas. “Eles buscam receitas onlines milagrosas, seguem perfis de musos fitness e colocam em prática os exercícios e alimentação dessas pessoas, sem perceber que cada organismo funcionada de forma individualizada, ou seja, nem sempre o que traz resultado a uma pessoa trará à outra. Infelizmente a internet, neste aspecto, é uma grande vilã” explica a especialista.


O grande problema destacado pela nutricionista é a perda de substâncias preciosas no organismo e para que ele permaneça em equilíbrio são necessários mais de 40 nutrientes, o que não acontece apenas com o consumo de produtos detox. “Não vamos colocá-los como vilões. Eles também têm seus benefícios, pois fornecem muitas vitaminas e minerais que combatem radicais livres, queimam calorias e melhoram problemas gastrointestinais. Os consumidores precisam se atentar apenas ao consumo desenfreado e buscar um acompanhamento de profissionais da área quando decidirem seguir este caminho”, finaliza.

DICAS DA MÉDICA

A nutricionista Fernanda Arruda ainda cita alguns alimentos que podem participar do grupo dos alimentos funcionais e são mais comuns nas nossas mesas além de conterem grandes valores nutricionais:

  • Alimentos integrais;
  • Frutas em geral;
  • Verduras e legumes;
  • Proteínas magras: carnes de aves, peixe e ovos.


Nenhum comentário: