Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 2 de maio de 2016

Embolia pulmonar: como detectar a doença que pode até matar

A embolia pulmonar é uma doença que geralmente tem origem na trombose venosa profunda e se caracteriza pelo entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão por um coágulo. Isto é: um coágulo sanguíneo se desloca da perna até o pulmão. Outra causa da embolia pulmonar pode ser a formação de um coágulo no ventrículo direito do coração, devido a uma arritmia ou qualquer outra alteração cardíaca. Esse coágulo se desloca e atinge a artéria pulmonar provocando a embolia.

A doença é grave e pode causar dano permanente ao pulmão devido à falta de fluxo sanguíneo no tecido pulmonar, baixos níveis de oxigênio no sangue, danos a outros órgãos do corpo também por falta de oxigênio e caso o coágulo seja muito grande ou em grande quantidade, a embolia pulmonar pode causar morte.

A principal causa da embolia pulmonar – nove em cada dez casos – começa com um coágulo nas veias profundas da perna, doença chamada de trombose venosa profunda. O coágulo é liberado da veia e segue pela corrente sanguínea até os pulmões, onde pode bloquear uma artéria.

Esses coágulos nas pernas podem se formar quando o fluxo sanguíneo é restringido e diminui. Isto ocorre depois de longas viagens de carro ou avião, depois de cirurgias e se a pessoa fica na cama por um longo período de tempo. Outra forma de formação de coágulos são veias danificadas por cirurgia ou lesão.



Os principais sintomas da embolia pulmonar são: perda de fôlego sem explicação, dificuldade de respirar, dor no peito, tosse com ou sem sangue e arritmia cardíaca.

Mas em alguns casos os únicos sintomas são aqueles relacionados à trombose venosa profunda: dor ou sensibilidade na perna, sensação de calor na área da perna ou inchaço e sensibilidade, inchaço na perna ou ao longo da veia, pele vermelha ou descolorada na área afetada. Muito raramente pode-se ter embolia pulmonar sem apresentar nenhuma dos sintomas relacionados.

O tratamento consiste em medicamentos para afinar o sangue e diminuir a coagulação. Mas se os sintomas são mais graves, com risco de morte, o médico vai receitar medicamentos que agem rapidamente dissolvendo o coágulo sanguíneo ou até recorrer a cirurgia ou a algum procedimento a fim de remover o coágulo. O tratamento visa impedir que o coágulo sanguíneo aumente e também a formação de novos coágulos.

Varizes, gravidez e pessoas que passam muito tempo sentadas ou acamadas são mais propensas a terem trombose. O ideal é que ao notar os primeiros sintomas procurar um especialista e também adotar medidas simples como praticar atividade física regular, ter uma alimentação saudável e não fumar.

Por: Dr. Ricardo Brizzi, Angiologista e cirurgião vascular. Pós graduou-se em cirurgia endovascular em São Paulo. Trabalhou no serviço publico no Hospital Salgado Filho e no Hospital da Lagoa – setor de Hemodinâmica. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular dos Hospitais Badim, Israelita e Norte D’Or.

Nenhum comentário: