Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 18 de abril de 2016

Outono E Inverno: Estações Ideais Para Cuidados Com As Pernas

Geralmente é no verão que a preocupação com as varizes aparece. Mas é no inverno que o tratamento é mais indicado. Neste período utilizam-se mais calças compridas e meias calças, e as pernas ficam mais protegidas. Com isso, você pode realizar o tratamento das varizes evitando a exposição ao sol, o que melhora muito o resultado estético final. Há também maior conforto com a utilização das meias elásticas, muitas vezes recomendadas pelo médico durante o tratamento.

Varizes são dilatações das veias. Ocorrem em maior proporção em mulheres devido a questões hormonais e, por isso, podem ser agravadas durante a gravidez.



Quando ocorrem em veias pequenas e superficiais da perna, elas causam manchas que também são conhecidas como “aranhas vasculares”, causando um prejuízo estético significante. Estas são facilmente tratadas no consultório com o uso de diversas técnicas como a escleroterapia (também conhecida como “aplicação”), ou como moderno tratamento do laser transdérmico, entre outros.

Quando acomete veias maiores, as varizes podem se tornar palpáveis e ocasionar grande desconforto como queimação e peso nas pernas. Essas veias são tratadas com cirurgia em ambiente hospitalar. Hoje em dia, essa cirurgia pode ser realizada com a “ajuda” do laser intravenoso, que torna sua recuperação muito mais agradável e rápida, evitando hematomas.

O tratamento de varizes é individualizado e definido pelo médico Angiologista e Cirurgião Vascular. Para que haja um resultado clínico e estético otimizado, a indicação da melhor técnica a ser empregada é definida de acordo com o tipo de varizes, cor de pele, idade, existência ou não de insuficiência venosa e condições clínicas gerais. É também fundamental o estudo da circulação venosa das pernas com o exame de Doppler Colorido para indicar tratamentos mais duradouros.

Ricardo Brizzi - Angiologista e Cirurgião Vascular. Fez residência médica em cirurgia vascular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no período de 1993 a 1996. Pós graduou-se em cirurgia endovascular em SP, trabalhou no serviço publico no Hospital Salgado Filho e no Hospital da Lagoa – setor de Hemodinâmica. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Badim, do Hospital Israelita e Hospital Norte D’Or.

Nenhum comentário: