Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 7 de março de 2016

Destaque na imprensa: pesquisa do IDOR perto de solucionar a relação entre o zika e a microcefalia

A divulgação dos resultados avançados do estudo desenvolvido pelo IDOR em parceria com a UFRJ sobre o Zika vírus alcançou destaque merecido na imprensa ontem e hoje, com registros em TVs, rádios, onlines e impressos de alcance nacional.

A cara do zika: A primeira imagem do mundo do vírus zika (em vermelho) atacando neurônios humanos

A partir de células-tronco humanas reprogramadas, os cientistas liderados pelo Dr. Stevens Rehen, neurocientista do IDOR e da UFRJ, geraram em laboratório estruturas organoides similares a um cérebro humano em desenvolvimento. A partir daí, infectaram estas estruturas com o Zika a fim de observar o comportamento do vírus em relação a estas células.

"Os organoides cerebrais representam excelentes modelos para a investigação de distúrbios de neurodesenvolvimento, uma vez que podem mimetizar, in vitro, várias características da formação do cérebro humano, nos ajudando a desvendar os mecanismos de diversas doenças", explica Rehen.

A pesquisa demonstrou que o Zika vírus infecta células neurais causando sua morte e reduzindo o crescimento dos organoides cerebrais em 40%. "Estes resultados podem desvendar algumas das principais características da infecção por Zika no cérebro em desenvolvimento", afirma Patrícia Garcez, professora adjunta da UFRJ e pesquisadora colaboradora do IDOR, especializada em microcefalia e coautora da pesquisa.

Seguem abaixo alguns dos veículos que noticiaram o assunto:

TV Globo (RJ-1ª edição): http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rjtv-1edicao/videos/t/integras/v/rjtv-1-edicao-integra-03-marco-2016/4856927/ / a partir do 37’00”

Nenhum comentário: