Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 28 de junho de 2013

Quais são os sinais da faringite?


Com o tempo seco, cresce o número de pessoas com a saúde debilitada. Dor de cabeça, coriza, tosse e até dores na garganta são indícios de doenças comuns com o clima atual.

 Porém, alguns sintomas como dor e coceira na garganta podem estar relacionados com a faringite. Caracterizada por uma infecção que afeta a faringe, estrutura localizada na parte posterior da garganta, a patologia pode ser causada por vírus ou bactéria, os mesmos da amigdalite.

 Segundo a otorrinolaringologista do Hospital e Maternidade Assunção, Dra. Silvana Bellotto, a dor de garganta é um dos principais sintomas, mas febre, dificuldade para engolir alimentos sólidos, rouquidão, coceira ou vermelhidão na região, também são características dessa doença.

Essa patologia que é mais comum em crianças do que adultos, a faringite pode ser transmitida por meio da saliva ou contato direto com pessoas infectadas. Comum no inverno e na primavera, a faringite muitas vezes acaba sendo transmitida para o restante dos familiares.

 Para diagnosticar a doença, normalmente são realizados exames físicos e observação da garganta, para verificar aumento da vermelhidão, por exemplo. O tratamento é feito de acordo com os sintomas do paciente, mas, normalmente, é iniciado com anti-inflamatórios e antibiótico.

 Porém, a especialista alerta que é possível prevenir a faringite. “O paciente que se alimenta bem, dorme com qualidade e respira bem pelo nariz, e não pela boca, torna-se menos suscetível a infecção”.

Nenhum comentário: