Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cuidando da barriga no verão


Durante a gestação, a mulher sente diversas alterações hormonais e físicas, como inchaço nas pernas e pés, além de cansaço excessivo. Esses sintomas podem piorar no verão, devido às temperaturas altas.

De acordo com o ginecologista e obstetra Pedro Awada, do Hospital e Maternidade Brasil, é natural que algumas dores no corpo se agravem e por isso os cuidados devem ser redobrados.

“Nesse momento, a hidratação é importantíssima, pois também ajuda a diminuir os inchaços, seja via oral, por ingestão de líquidos ou corporal, através do uso de cremes e óleos, afinal, a gestante precisa manter a pele bem hidratada para evitar rachaduras e estrias”.

 Ainda segundo o obstetra, uma hidratação adequada influencia na segurança do bebê que está a caminho. “A placenta é composta por uma grande quantidade de água. Quando a gestante sofre de desidratação isso pode por em risco a vida da criança”.

Para evitar que isso aconteça, a futura mamãe pode adotar uma alimentação mais balanceada e rica em alimentos a base de água, priorizando as frutas, como melancia, melão, laranja e abacaxi. Evitar exposição solar também pode ser uma boa medida a se adotar. “A gestante nunca deve tomar sol.

Caminhadas na praia estão liberadas, mas ela não deve expor o corpo aos raios solares, pois isso aumenta as chances de desenvolver manchas na pele, que são comuns durante a gestação. O uso de protetor solar é obrigatório a qualquer hora do dia”, afirma o Dr. Pedro Awada.

Para as mulheres que sofrem com as constantes quedas de pressão, o especialista recomenda que lugares fechados e abafados sejam evitados. Andar sempre com uma garrafa de água é imprescindível.

Nenhum comentário: