Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O pai na sala de parto


Com o passar do tempo, os papais começaram a participar cada vez mais da gestação do seu filho. Porém, muitos são os pais que ainda evitam acompanhar o parto na sala de cirurgia, alegando desde desconforto com a situação até ao medo de ver sangue.

Segundo o médico Pedro Awada, ginecologista e obstetra do Hospital Brasil, é fundamental que o homem esteja com a mulher na hora do parto. Além de ter a oportunidade única de testemunhar o nascimento do filho, podendo fotografar, a presença masculina é importante para dar apoio à mãe e fazer com que ela se sinta segura.

 De que forma a presença do homem na sala de parto pode ajudar a mulher? “O pai deve estar na sala de parto sempre, para dar apoio para a mãe em qualquer situação, como complicações no parto ou constatação de alguma anomalia no bebê”.

Aliás, qual o papel do homem durante a gravidez? “O pai deve participar em todos os momentos da gestação para melhor apoiar a gestante e compreendê-la melhor”.

Alguns homens tem pavor de sangue e cirurgias. Neste caso, eles devem evitar assistir ao parto? “Não, antes devem procurar cursos de gestantes e tentar assistir vídeos do que vai ser na hora do parto”.

No caso de parto normal, o homem passa o tempo todo ao lado da mulher ou só entra na sala na hora em que o bebê vai nascer? “O pai pode passar todo o tempo do trabalho de parto com a gestante, mas isso depende das condições de cada hospital”.

Em que situações não é recomendado que o homem veja o parto? “Só quando existe um conflito grave entre o casal e a esposa não deseje a presença do marido”.

Fonte 

Nenhum comentário: