Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 4 de abril de 2012

Peso e Idade


Com o passar dos anos fica cada vez mais difícil manter o peso, principalmente porque quando envelhecemos deixamos fazer exercícios com a mesma frequência de antes mas não compensamos a quantidade de alimentos que ingerimos.

“O que faz o corpo das pessoas mudar da fase dos vinte e poucos anos em diante são os hábitos de vida. Numa fase mais madura, a pessoa torna-se menos ativa, cessa ou reduz o nível de atividade física que praticava quando era mais jovem”,diz o endocrinologista Alex Leite, do Hospital e Maternidade São Luiz.

O que acontece

A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, diminuindo gradativamente até se estabilizar por volta dos 60 ou 70 anos. Dessa maneira, fica mais difícil manter o mesmo peso, sem falar na perda de músculos e massa óssea que vem acompanhados com o envelhecimento.

“A diminuição de massa magra propicia o maior acúmulo de tecido adiposo, que, por sua vez, pode ocorrer sem mesmo ter havido uma mudança significativa no padrão alimentar. Esse declínio no metabolismo decorrente na mudança da composição corporal é progressivo e potencializado pela a diminuição dos hormônios sexuais e do crescimento que acontece com o envelhecimento”, afirma Leite.

Envelheça com saúde

Segundo o médico a prática de atividades físicas ajuda a manter e aumentar o tecido muscular, promovendo uma composição corporal com maior teor de massa magra, que irá auxiliar na queima da energia obtida através dos alimentos, além de melhorar a condição cardiorrespiratória e contribuir para uma melhora na qualidade de vida.

Também é importar modificar os hábitos alimentares. Uma dica é reduzir a farinha e o açúcar e aumentar o consumo de proteínas, que ajudam a queimar gorduras, além de optar pelo consumo de frutas, legumes e carnes brancas, além de hidratar-se sempre com água, sucos e chás.

Fonte: Club do fitness

Nenhum comentário: