Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Após diagnóstico de artrite, chances de infarto aumentam 60%















Pacientes que apresentam algum tipo de artrite estão mais propensos a sofrer um infarto. A descoberta foi feita por pesquisadores suecos, que analisaram mais de 7 mil pacientes com artrite reumatóide durante 11 anos e às compararam com um grupo de mais de 37 mil pessoas que não apresentavam a doença.

O resultado os levou a concluir, conforme você pode conferir em reportagem do portal R7, que o risco de infarto dos pacientes que sofriam com inflamações nas articulações, especialmente no caso das mulheres, é muito superior à média dos demais analisados. Ainda de acordo com a pesquisa, as pessoas que têm maior chance de desenvolver um problema cardíaco associado à artrite são as de idade aproximada aos 57 anos, com destaque para o primeiro ano após diagnosticada a artrite reumatóide.

Após diagnóstico de artrite, chances de infarto aumentam 60%

Sete em cada dez pacientes eram mulheres; a idade média era de 57 anos

Do R7


Pesquisadores suecos descobriram que, após uma pessoa ser diagnosticada com artrite reumatoide, o risco de ela sofrer um infarto aumenta 60%.

Para determinar o grau de influência da doença sobre o infarto, os cientistas acompanharam 7.469 pacientes com artrite reumatoide entre 1995 e 2006 e os compararam com um grupo de 37.024 pessoas sem a doença.

A artrite reumatoide é uma doença que provoca inflamação das articulações, sobretudo as das mãos e dos pés, dando lugar a inchaço, dor e com potencial para destruir o interior da articulação.

Segundo a autora do estudo, Marie Holmqvist, do Instituto Karolinska, o risco de infarto cresce rapidamente no primeiro ano.

O estudo revelou ainda que a média de idade dos pacientes com artrite era 57 anos e que 71% do grupo eram mulheres. Em geral, cada pessoa levou cerca de seis meses desde o aparecimento da doença até o diagnóstico.

Apesar de os riscos serem maiores no primeiro ano, os pacientes precisam ficar atento por mais tempo. De acordo com Marie, após o diagnóstico da artrite, a chance de sofrer qualquer doença no coração é 50% maior entre o segundo e o quarto anos.

- A pesquisa destaca a importância de monitorar os pacientes diagnosticados com artrite. Além disso, mais estudos são necessários para determinar a relação exata entre as duas doenças.

Acesse o portal R7 e confira a reportagem na íntegra.

Nenhum comentário: