Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Avanços no tratamento para miomas preservam a fertilidade feminina














Trecho de matéria publicada na revista Sua Saúde, da Rede D'Or.

Mal que acomete cerca de um terço da população feminina em idade reprodutiva, os miomas uterinos são os tumores benignos mais comuns entre as mulheres. Podem causar sangramento, dor pélvica e, algumas vezes, incontinência urinária e constipação, determinando diminuição importante em sua qualidade de vida. Porém, por nem sempre estarem associados a sintomas, podem passar despercebidos, muitas vezes só sendo notados quando a mulher tenta engravidar e não consegue.

Nem todos os tipos de miomas prejudicam a capacidade reprodutiva da mulher. Isso só acontece quando os tumores dificultam o encontro do espermatozóide com o óvulo, como no caso daqueles localizados dentro do útero, ou em suas paredes, distorcendo a cavidade uterina ou obstruindo as trompas. “Sem dúvida, uma das questões mais importantes para as mulheres que se veem diante do diagnóstico de fibroma é se sua fertilidade será afetada. Hoje já se sabe que inúmeras delas engravidam sem dificuldade e apresentam gestação e parto absolutamente normais, mas os tumores podem, sim, complicar a vida de quem quer ter filhos”, afirma o ginecologista do Centro de Miomas da Rede D’Or, Michel Zelaquett.

Segundo o ginecologista, raramente os miomas causam problemas graves durante a gravidez, no entanto as futuras mamães devem ser acompanhadas com cuidado, pois ainda assim existem riscos: “algumas pacientes apresentam sangramento de primeiro trimestre e a possibilidade de parto prematuro, de descolamento prematuro de placenta e de abortamento aumenta. Além disso, a chance de contrações uterinas ineficazes, no momento do parto, dobra e o risco de cesariana é seis vezes maior”. Dr. Michel acrescenta que, nesse período, os miomas podem sofrer uma espécie de autoembolização, ou seja, o tumor crescer mais do que sua capacidade de receber sangue. “Com isso, ele começa entrar em infarto, ou, mais especificamente, o tecido morre e, por isso, os episódios de dor são mais frequentes em grávidas com miomas”, ressalta.

Quando os miomas causam algum tipo de incômodo, a decisão de tratar o problema não é difícil. Já em pacientes assintomáticas, escolher o método terapêutico pode ser algo bastante complexo e delicado. “O desejo de gravidez deve sempre ser respeitado. Por este motivo, é preciso avaliar a relação risco-benefício de se realizar ou não cada um deles”, lembra o especialista.

Nenhum comentário: