A forma como os pais se expressam é bastante importante para o relacionamento com seus filhos. Para o pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, Dr. Marcelo Reibscheid (CRM: 91275), existem certos assuntos que jamais devem ser ditos para as crianças ou mencionados em sua frente:
- Jamais rotule seu filho de pestinha, chato, lento etc. A tendência é que seu filho realmente se torne aquilo que é rotulado.
- Não diga apenas “sim” ao seu filho. Os “nãos” e “porquês” são essenciais para a construção de uma relação de amizade entre você e seu filho.
- Não pergunte se seu filho quer ir a um local ou fazer alguma atividade obrigatória. Fale somente que é hora de ir/fazer.
- Nunca mande a criança parar de chorar. O ideal é sempre questionar o motivo do choro ou então pedir que ela se mantenha calma, como forma de ensiná-la a controlar suas emoções.
- Procure não enganar a criança. Não diga que uma injeção não vai doer quando na realidade, vai. Usar frases como “será rápido” ou “é apenas uma picadinha” é uma boa alternativa.
- Não diga palavrões perto de seu filho. Ele certamente repetirá as palavras que ouvir.
- Não faça piadas dos erros do seu filho. Tirar sarro do comportamento ou troca de letras nas palavras pode inibir o desenvolvimento saudável das crianças.
- Não conte mentiras. O comportamento dos pais é aprendido e serve de exemplo aos filhos.
- As crianças têm dificuldades em separar o mundo imaginário do real. Assim, caso seu filho tenha pesadelos, evite dizer que foi “apenas um sonho ruim”, e mandá-lo de volta para cama. Procure acalmá-lo e fazer companhia até que ele durma.
- Ameaças e chantagens nunca são boas alternativas. Então não diga ao seu filho, por exemplo, que irá embora caso não seja obedecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário