Conhecer nosso corpo já é o primeiro passo para detectar doenças que aparecem de forma sutil, como um nódulo na mama ou uma mancha mais diferente na pele.
“Uma mancha nunca é normal, elas podem ser por conta do sol, como o melasma, ou indicativos de doenças mais sérias. As pintas que nos chamam atenção podem ser melanomas, que são o tipo mais agressivo de câncer de pele. Feridinhas que não fecham e não saram, ou que sangram, também são características de outros tipos de câncer”, alerta a dermatologista Meire Gonzaga (CRM SP-091298), do Hospital e Maternidade Assunção, do Grupo Rede D’Or São Luiz, em entrevista ao portal DaquiDali.
É importante conhecermos as nossas pintinhas, e estarmos sempre de olho nelas, elas não podem ser assimétricas, ou ter bordas indefinidas, cores que variam ou até mesmo aumentar o tamanho.
Se você observar qualquer uma dessas variações nas suas pintas, é hora de procurar um dermatologista para que ele possa dar uma olhada.
Quando antes descobrirmos, melhor para o possível tratamento.
Então, não tenha medo de procurar um médico caso note alguma mancha ou alguma pintinha com uma dessas características.
Para fazer o auto-exame coloque dois espelhos em perpendicular, para que assim você consiga olhar partes do seu corpo que não está acostumada a ver no espelho, como as costas ou a parte de trás das coxas.
Lembrando por fim que as manchas podem ser sinais de outros tipos de doenças, além do câncer, mas para isso é preciso consultar um dermatologista sempre que perceber algo diferente na pele.
Sobre o que você quer saber?
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário