A presença do pai na gestação é importante durante todo o período, desde as primeiras consultas do pré-natal até a hora do parto, a participação é fundamental para a mamãe se sentir segura. Logo após o nascimento, a lista de obrigações e responsabilidades do papai fica ainda maior.
Segundo a enfermeira Márcia Regina, responsável pelo Curso Preparatório para Pais do Hospital e Maternidade São Luiz, os papais podem aproveitar a licença paternidade para ajudar nesse momento de adaptação.
“Durante os cinco dias concedidos por lei, em que os pais podem ajudar integralmente, é importante que colaborem logo nas primeiras atividades com o bebê, auxiliando a mamãe em coisas simples como troca de fraudas ou banho”.
Confira abaixo sugestão de agenda para os cinco dias da licença paternidade:
1º dia: Acompanhe o parto ou, no caso de não querer assistir, faça companhia a mamãe até o hora do nascimento. Auxilie ou dê o primeiro banho do bebê.
2º dia: Confira o documento de nascimento fornecido pelo hospital e providencie o registro do bebê. Ajude e fique atento aos os cuidados gerais como troca de fraudas e curativo no umbigo.
3º dia: Organize a saída da maternidade e a recepção do bebê na nova casa. Compre e posicione o bebê conforto no carro de saída e auxilie a finalizar as malas da maternidade. Também é um momento para esclarecimento de dúvidas com os profissionais da maternidade.
4º dia: Ajude nas tarefas diárias como acompanhar a mamãe na hora da mamada, trocar fraudas e dar banho, e mantenha a atenção com a posição correta de arroto e de dormir do bebê.
5º dia: Realize as mesmas atividades do dia anterior, compartilhe os momentos juntos com a família e, em alguns casos, aproveite seu último dia integral, antes de começar a jornada dupla de trabalho.
Sobre o que você quer saber?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário