Sobre o que você quer saber?
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Sobre o HPV
Em artigo par ao site Plena Mulher, o ginecologista Dr. Luis Henrique Silva, do Hospital e Maternidade Assunção, abordou o papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, que é um grupo que engloba mais de 100 tipos diferentes de vírus.
Segundo o médico, esse grupo é o principal responsável por lesões cancerígenas na vulva e no colo útero, além de provocar também a formação de verrugas na pele, na região oral (lábios, boca, cordas vocais, etc), anal, genital e uretra. Uma das principais formas de transmissão do HPV é por meio de relação sexual (modo mais comum).
As características anatômicas dos órgãos sexuais masculinos permitem que a doença seja facilmente identificada, já nas mulheres, só é possível diagnosticar a doença através de exames especializados, como Papanicolau e colposcopia.
O especialista ainda dá algumas dicas de prevenção contra o HPV:
- Lembre-se que o uso do preservativo é medida indispensável de saúde e higiene não só contra a infecção pelo HPV, mas como prevenção para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis;
- Saiba que o HPV pode ser transmitido na prática de sexo oral;
- Vida sexual mais livre e multiplicidade de parceiros implicam eventuais riscos que exigem maiores cuidados preventivos;
- Informe seu parceiro/a se o resultado de seu exame para HPV for positivo. Ambos precisam de tratamento;
- Parto normal não é indicado para gestantes portadoras do HPV com lesões genitais em atividade;
- Consulte regularmente o ginecologista ou urologista e faça os exames prescritos a partir do início da vida sexual.
Não se descuide. Diagnóstico e tratamento precoce sempre contam pontos a favor do paciente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário