Em matéria para o Portal Terra, a ginecologista Luciana Taliberti, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, respondeu, junto com um time de outros profissionais a dúvidas relacionadas à gravidez.
Confira as respostas dadas pela médica e acesse o link da matéria para ler o texto completo:
É mais provável engravidar se a mulher tem orgasmo?
Luciana - Também não há comprovação científica. Com o homem ejaculando, independente da mulher ter orgasmo ou não, é possível que ela engravide da mesma forma.
Grávidas costumam ter gases? Por quê?
Luciana - Sim, muito. Porque na gravidez o hormônio da progesterona diminui os movimentos peristálticos no intestino, aumentando os gases e a constipação intestinal.
A grávida pode ir ao dentista normalmente?
Luciana - Sim. A grávida pode realizar limpeza e se for necessário tratamento dentário deve usar anestesia, de preferência sem vaso constritor. Se for necessário radiografar, ela deve utilizar avental com proteção de chumbo. É importante saber que na gravidez é comum acontecer sangramento gengival e aumentar a incidência de cáries, porque o bebê acaba “pegando” mais cálcio da mãe.
Sexo durante a gravidez pode incomodar o bebê?
Luciana - Não, ele não incomoda o bebê e não tem contra-indicação, exceto em alguns casos que, por algum motivo, como patologias, que o obstetra orienta a paciente sobre a prática sexual.
Depois que a bolsa estourou quanto tempo demora para o bebê nascer?
Luciana - Até quatro horas depois que a bolsa estourou. Caso o bebê não tenha nascido pode-se realizar antibiótico profilaxia para evitar infecção. A mãe deve ficar atenta à cor do líquido amniótico, pois se tiver esverdeado significa necônio (cocô do recém-nascido e representa sofrimento fetal, devendo-se procurar mais rapidamente o hospital).
Até quantas semanas de gravidez a mulher pode dirigir?
Luciana - Após 34 semanas, não é prudente dirigir, pois pode romper a bolsa e ter contrações doloridas.
Qual é o tempo de recuperação e internação da mãe no caso de um parto natural? E de cesariana?
Luciana - Tanto no parto normal quanto na cesariana, o bebê precisa ficar, no mínimo, 48 horas no hospital. No caso de cesária, geralmente a mãe e bebê ficam 72 horas e no parto normal, geralmente e dependendo dos casos, ambos podem ter alta depois das 48 horas.
Há como prevenir a doença hemolítica perinatal (causada pelo tipo sanguíneo)?
Luciana - Sim, a doença hemolítica é decorrente da mãe Rh – e o bebe, Rh +. Durante a gravidez, não se sabe o sangue do bebê, então leva-se em consideração a tipagem sanguínea do marido. Caso o marido seja positivo e a gestante apresentar sangramento durante a gravidez, ela deverá ser vacinada. Caso ocorra algum abortamento também é necessário a vacina. Em alguns casos a vacinação é realizada com 26 semanas de gestação. Quando o bebe nascer e for realizada a tipagem sanguínea, há necessidade de vacina apenas caso ele seja Rh +.
Sobre o que você quer saber?
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário