Segundo o Dr. João Vicente da Silveira, cardiologista do Hospital São Luiz, qualquer exercício contribui para a saúde do coração: "se praticada cinco vezes por semana, a atividade física traz um melhor condicionamento cardiovascular, diminuindo a freqüência cardíaca e ocasionando a queda da pressão arterial, além de fazer bem à saúde mental e a todo o organismo de forma geral", garante o especialista.
Porém, é necessário procurar um especialista antes de iniciar as atividades físicas, principalmente as pessoas que fazem parte dos chamados grupos de risco: hipertensos, diabéticos, obesos ou com histórico familiar
Fazer aquilo que se gosta
E qual exercício é o mais indicado? Essa é uma dúvida muito comum de quem deseja abandonar o sedentarismo, mas não sabe por onde começar. Segundo o cardiologista o mais importante é que você faça uma atividade que te traga a sensação de prazer e bem estar.
Caminhadas, natação, hidroginástica e ciclismo são mais recomendadas, pois, feitos o aquecimento e alongamento, elas não causam danos nas articulações.
"A prática regular e constante de atividade física diminui a taxa de açúcar no sangue e faz com que a dose de medicamentos também diminua. O índice de colesterol também é reduzido com a prática constante, o que diminui principalmente riscos de infarto, uma das doenças com maior incidência de mortes no mundo", alerta o especialista.
Fonte: Vila Equilíbrio
Nenhum comentário:
Postar um comentário