Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mitos sobre o parto


Se a sua gravidez foi acompanhada de perto por um médico, que não encontrou nenhuma complicação, e o parto será realizado em um local bem estruturado, é quase certo de que não há o que temer, apenas aproveitar esse momento tão cheio de emoção.

 Mas é normal, durante os nove meses de gestação, que a nova mamãe ouça tantas coisas sobre esse momento que acabe ficando um pouco preocupada. Pata tentar diminuir essa tensão, confira alguns mitos sobre a hora do parto, esqueça o que ouviu e reúna todos os seus pensamentos para curtir esse momento.

A bolsa vai sempre romper depois que a mulher entrar em trabalho de parto? 

A bolsa da mulher geralmente rompe após o início das contrações, mas isso não é uma regra. De acordo com Pedro Awada, ginecologista do Hospital e Maternidade Brasil, pode haver casos em que a bolsa rompe antes de as contrações aparecerem, mas isso não traz qualquer risco ao bebê ou à mãe. "Caso isso aconteça, basta ir ao hospital e iniciar os procedimentos do parto normalmente", diz o ginecologista.

Em casos de gestantes portadoras de AIDS ou outras doenças infectocontagiosas - em que é necessário evitar o contato do feto com o sangue materno -, a retirada do bebê também pode ser feita antes de a bolsa estourar, no chamado parto empelicado.

Se o colo do útero dilatar, a mulher entrará em trabalho de parto logo? 

Claro que a dilatação do colo é um sinal de que a mulher entrará em trabalho de parto, mas essa relação não é automática. O obstetra Pedro afirma que pode ter até uma semana de diferença entre o início da dilatação e o trabalho de parto. "O primeiro sinal de dilatação é a perda do tampão mucoso, que é uma espécie de catarro que se desprende do colo e que pode ocorrer vários dias antes do parto", diz Pedro Awada.

Uma vez cesárea, sempre cesárea? 

A cicatriz que se forma por conta do parto cesárea não se regenera completamente, tornando a área sensível. Por conta disso, é comum a recomendação de que os partos seguintes à cesárea não sejam normais.

 No entanto, a medicina afirma que só após duas cesáreas é que o parto normal está realmente proibido. "Isso porque a cicatriz gerada pela soma das duas cesáreas pode se romper com os esforços do parto normal", explica o médico. Se a mulher tiver feito apenas uma cesárea, entretanto, e quiser fazer parto normal, não terá complicações ou grandes chances de risco.

 Se a bolsa romper, você deve correr para o hospital o mais rápido possível?

 É certo que a ruptura da bolsa indica que a mãe está em trabalho de parto e que deve ir ao hospital, mas não é preciso sair correndo como se fosse perder o bebê a qualquer momento. No caso de parto normal, o tempo entre a ruptura da bolsa e o nascimento do bebê varia de mulher para mulher, mas não costuma ser algo tão rápido. "A criança vai nascer naturalmente e sem qualquer risco se a bolsa se romper antes de a mãe chegar ao hospital, não há tanta necessidade de urgência", afirma o ginecologista.

 Fonte: Minha vida

Nenhum comentário: