O Projeto Quimionautas tem a proposta de funcionar como um bálsamo durante o tratamento quimioterápico infantil, uma fase da vida em que só a alegria e a magia de viver deveriam reinar.
O objetivo desse projeto é, por meio do lúdico, mostrar uma nova maneira de encarar a doença. A força dos Quimionautas ajuda a transformar a dor em superação, trazendo resultados positivos para as famílias, que estão lutando contra o câncer.
Durante as sessões de quimioterapia, as crianças passam por internações e
intercorrências e se privam de hábitos infantis, como brincar, correr... Então, uma leitura que fale diretamente, mas de forma leve, do que elas estão vivendo, melhora o tratamento.
A peça, que tem duração de 20 minutos, é apresentada por dois atores, acompanhados por um músico, sobre um tapete de retalhos. Baseada no livro, a apresentação teatral narra a história de amor e superação vivida pelos personagens-mirins Theo e Nina (ambos em tratamento quimioterápico) e os 5 super-heróis Quimionautas, oriundos do Planeta “Kura”: Enfrentudo, Alegrete, Fezão, Fortalina e Empolgado (respectivamente, quimionautas da coragem, alegria, fé, força e entusiasmo).
Livro As Aventuras dos Quimionautas no Planeta Terra
Esta é uma história de amor que começa há três anos. Nos primeiros meses de gravidez, Gigi (Gizella Werneck Doyle) descobriu que estava com câncer. Apesar de muitas opiniões contrárias, ela decidiu seguir adiante com a gravidez e só depois iniciar o seu tratamento. Seu filho Gael nasceu prematuro e hoje é um menino lindo e saudável.
Gigi nunca desanimou. Em sua luta pela superação do câncer, durante seu
tratamento, nasceu o livro “As Aventuras dos Quimionautas no Planeta Terra”, uma fábula de super-heróis repleta de fantasia e encantamento, com lições importantes sobre a valorização da vida e a importância da fé e do amor.
No final de 2014, o livro foi publicado em duas versões (eletrônica e física). A primeira edição impressa teve tiragem de 3 mil exemplares com verba conseguida através de um fundo de financiamento coletivo. Resultado de uma campanha de 60 dias na internet. Os primeiros exemplares estão sendo distribuídos gratuitamente em instituições de tratamento e apoio às crianças com câncer, em todo o Brasil.
Gigi faleceu um pouco depois dos livros ficarem prontos. O sonho de juntar a entrega dos exemplares com a contação da história de forma teatral para as crianças em tratamento quimioterápico, começou a virar realidade, quando seus amigos e sua prima decidiram se unir em prol dessa missão. Assim, nasceu o Projeto Quimionautas.
Mais informações sobre o projeto:
Katia Werneck
(21) 99478-6858
katiawerneck.paiva@gmail.com
Licia Lameri
(21) 98101-5979
liciamosci@hotmail.com
Ricardo Falco
(21) 99848-6839
rickfalco2@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário