Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Chá verde protege mais a saúde do que se pensava















Há tempos que muitas mulheres viraram consumidoras assíduas de uma bebida com propriedades medicinais e que ajuda, inclusive, na estética corporal: o chá verde. E nesta semana pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Austrália, comprovaram sua eficácia para o tratamento de outras malignidades, como Alzheimer e alguns tipos de câncer.

Confirma na matéria publicada pelo portal O Globo essas e outras funções do chá, que também ajuda a equilibrar as funções do metabolismo, facilita a eliminação de toxinas e ajuda em dietas de emagrecimento. Basta apenas que os pesquisadores cheguem à conclusão da quantidade ideal de consumo diário.

Chá verde protege mais a saúde do que se pensava

NOVA YORK - Beber chá verde com regularidade pode ajudar a proteger o cérebro de certos tipos de demência, entre elas o Alzheimer, afirmaram nesta quinta-feira cientistas da Universidade de Newcastle, na Austrália. O novo estudo, publicado pelo jornal científico 'Phytomedicine', mostra que a bebida também pode ser uma poderosa aliada contra certos tipos de câncer.

Na pesquisa liderada pelo cientista Ed Okello, os pesquisadores queriam descobrir como o chá verde protege a saúde humana. Diversos estudos apontam que este tipo de chá ajuda a equilibrar fuções do metabolismo, facilita a eliminação de toxinas e pode auxiliar nas dietas de emagrecimento.

Os pesquisadores descobriram que as propriedades do chá verde são potencializadas durante a digestão porque são quebradas em centenas de moléculas menores. Segundo Okello, nem todos os alimentos, mesmo os ricos em vitaminas e minerais, são bem aproveitados pelo sistema digestivo.

- Percebemos que, após a digestão, as substâncias benéficas do chá verde ficam ainda mais potentes contra o Alzheimer. Também descobrimos que as propriedades do chá têm ação anti-tumoral e poderá nos ajudar a descobrir novas formas de combater o câncer.

Duas substâncias têm um papel chave no desenvolvimento do Alzheimer, o peróxido de hidrogênio e uma proteína conhecida como beta-amilóide. Estudos feitos anteriormente já mostraram que os polifenóis, um poderoso antioxidante do chá verde, têm propriedades neuroprotetoras, impedindo que essas substâncias se fixem no cérebro.

- Temos que ter cuidado com as alegações de que certos alimentos, suplementos ou bebidas fazem bem à saúde. No processo de digestão, suas propriedades podem acabar não sendo aproveitadas. Como o chá verde, felizmente vimos o contrário acontecer.

Agora, os cientistas querem descobrir a quantidade ideal que deve ser consumida para as pessoas realmente perceberem um efeito protetor.

- O chá verde tem sido usado por séculos e pode ajudar a combater algumas doenças da modernidade. Mas é claro que um alimento isolado não vai fazer a diferença na saúde. O ideal é investir também na alimentação, nos exercícios e nos exames preventivos.

Acesse o site do jornal O Globo e visualize a reportagem na íntegra.

Nenhum comentário: